6 Erros a serem evitados ao escolher um nome de empresa

Escolher um nome de empresa não é fácil.Você quer que ele reflita o que seu negócio faz e seja cativante sem ser bobo. Antes de tomar sua decisão final, certifique-se de evitar esses 9 erros de nomeação de negócios.

Escolher um nome de empresa é um desafio para muitas startups. Um nome de empresa atraente e memorável pode ajudar a criar reconhecimento e trazer negócios. Por outro lado, um nome inapropriado ou mal escolhido pode levantar as sobrancelhas e manter os clientes afastados, ou apenas tornar seu novo empreendimento facilmente esquecível.

Alguns aspectos da seleção de um nome comercial são subjetivos e refletem os desejos pessoais, preferências ou até mesmo o reconhecimento do nome existente do proprietário. 

Mas, na maioria dos casos, quando você inicia uma empresa e escolhe um nome de empresa, vale a pena evitar esses nove erros comuns de nomeação de negócios.

1. Escolher um nome que seja muito geral

Embora você não queira que o nome da sua empresa limite o crescimento futuro ou a direção da sua empresa, você não quer que ele seja tão geral ou genérico que o nome não dê nenhuma noção do que você faz. Para alguém que não conhece o negócio, uma empresa chamada Serviços de Casa Rápidos pode ser um encanador, um telhador, um serviço de controle de pragas ou até mesmo um serviço de inspeção domiciliar.

2. Usando grafias incomuns de palavras comuns

Se você é uma dessas pessoas que gostam de ser diferentes, ou se você está tendo problemas para escolher um nome que ainda não está em uso, você pode ser tentado a incluir um erro de ortografia semelhante a um som de uma palavra comum em seu nome comercial. Por exemplo, você pode querer chamar sua loja de artes e artesanato, ArtzNcrafts. 

Evite a tentação, a menos que você tenha muito tempo e dinheiro para construir o reconhecimento da marca (e ortografia) A razão? Alguém que se lembra do nome da sua empresa, mas não se lembra onde você está localizado, vai ficar online e procurar por “loja de artes e artesanato”. O Google e o Bing provavelmente mostrarão à pessoa todas as lojas de artes e artesanato nas proximidades. E, se você não tiver feito um bom trabalho otimizando seu site para pesquisa, esse cliente pode nunca encontrá-lo. Da mesma forma, se alguém lhes contasse sobre sua loja, eles poderiam pensar que o nome da loja inclui o sobrenome do proprietário e, como resultado, procurar por Carlos Artesanatos. 

3. Usar um nome comercial que seja muito longo, difícil de entender ou difícil de soletrar ou pronunciar

Idealmente, seu novo nome comercial deve ser composto de palavras fáceis de lembrar, soletrar e dizer. Também deve ser curto o suficiente para caber em um cartão de visita ou exibição em um sinal e se encaixar perfeitamente em um canto do seu site. Se você escolhesse o nome, “Floccinaucinihilipilification Company” poucas pessoas se lembrariam dele para falar sobre ou para encontrar na web. Na verdade, é uma palavra que significa “inexistência” e é provavelmente o que aconteceria com qualquer empresa que a usasse – ou qualquer coisa até metade desse comprimento – como seu nome. Se o seu cliente não se lembrar do seu nome, ele terá o que deseja comprar de outra pessoa.

4. Não testar o nome em pesquisas online

Às vezes, você pode ficar muito obcecado com um nome que gosta para perceber que ele pode estar associado a outra coisa. Por exemplo, suponha que você tem cabelo ruivo, e todo mundo te chama de vermelho. Você decide abrir uma loja de pôsteres chamada Red ‘s Posters. Se você não testar esse nome na pesquisa, poderá gastar muito dinheiro na sinalização da loja e em outras marcas antes que alguém lhe diga que não conseguiu encontrá-lo quando pesquisou online. Quando eles procuraram os cartazes do Red, o que eles viram foi um monte de listas de lugares para comprar cartazes do Cincinnati Reds.

5. Não considerando a disponibilidade do nome de domínio

Ao considerar um nome para sua empresa, você também precisa considerar quais nomes de domínio estão disponíveis para uso para a empresa. (Um nome de domínio é o endereço de Internet de um site) Mesmo que você não planeje configurar um site imediatamente, você deve reservar o domínio que deseja usar para garantir que ninguém mais o use. A maioria dos registros de domínio custa apenas cerca de US $ 10 a US $ 20 por ano, portanto, é uma despesa mínima.

No entanto, pode ser difícil combinar um nome de domínio com o nome que você gostaria de usar para sua empresa, porque muitos nomes – particularmente comuns – já foram usados.  Por exemplo, suponha que seu nome seja Linda e você queira nomear sua nova empresa de design LindaDesigns. Se você pesquisou um registrador de nome de domínio para o nome de domínio Lindadesigns.com, você descobriria que alguém já reservou o nome e está tentando vendê-lo por quase US $ 20.000! 

Mas se o nome que você está procurando for usado, a maioria dos registradores de domínio mostrará uma lista de versões alternativas do nome de domínio a ser escolhido.  Aqui está um exemplo de Godaddy:

Se você não vir um nome adequado entre as sugestões alternativas, convém considerar a escolha de um nome de empresa diferente.

Um aviso: os nomes de domínio são rápidos. O que está disponível hoje pode não estar disponível amanhã ou na próxima semana. Pode valer a pena gastar uma pequena quantia para reservar um ou mais nomes de domínio que funcionariam com nomes de empresas que você está considerando.

6. Ser uma ilha

Você pensou em 15 nomes de negócios que estão na corrida final, e você acha que eles são todos muito bons. Agora é a hora de obter algum feedback. Analise esses nomes com alguns colegas próximos, familiares e amigos. Você pode se surpreender com o número de coisas que eles trazem à sua atenção que você esqueceu. Um pouco de objetividade construtiva ajuda muito na escolha de um nome de empresa.

Criar um nome de empresa não é particularmente fácil, mas se você evitar esses erros comuns — e investir algum tempo e esforço atencioso — um ótimo nome de empresa deve estar bem ao seu alcance.