A Passo Fundo das melhores opções

Sobre ser gaúcho? Ser gaúcho é levar dentro de si um orgulho que às vezes é mal compreendido aos olhos de quem não conhece esse sentimento. 

Revoluções e revoltas (palavras que atualmente podem ter outro peso, mas que podem ser consideradas aqui com o sentido literal de sua origem) prevalecem na personalidade e perspectiva na visão de seu povo. 

Tradicionalista por natureza, tem este aspecto devido à colonização e por compartilhar também das tradições dos países vizinhos que carregam uma forte história e riquezas culturais.

Entre pampas e mais belas serras, o estado do Rio Grande do Sul brinda a viajantes e habitantes dessa região com irresistíveis paisagens, opções de lazer, cultura e entretenimento. 

Partindo do princípio que, dividido em dois (o que se considera metade norte e metade sul), o Estado apresenta diferentes fluxos migratórios e de colonização, há de considerar-se os pontos mais influenciáveis nas características dos gaúchos de cada cidade ou regiões do estado.

Skokka tem a curiosidade de saber um pouco mais sobre a região que compreende o município de Passo Fundo e toda sua história. Lugares de interesse, pontos turísticos, os melhores lugares para curtir uma balada, tudo o pode interessar a quem passa por essas cidades.

Um pouco sobre Passo Fundo

Passo fundo é o 12º município mais populoso do Estado. É considerado um dos melhores para se viver na região primeiro, por ser um importante polo econômico. Segundo, e também de grande importância, se apresenta com um número significativo de eventos culturais e de literatura.

Rio Grande do Sul é famoso por suas feiras de literatura, com as conhecidas Feiras do Livro, sejam nas grandes como nas pequenas cidades espalhadas por todo o Estado gaúcho. Tem o título de Capital Nacional da Literatura sediando importantes eventos como a Jornada Nacional de Literatura, que reúne renomados escritores e leitores nessa apreciação conjunta pela leitura. 

E por falar em tradição, esta cidade também conta com forte manutenção dos costumes tradicionalistas do legado gaúcho. Atrai grande público para o Festival Internacional de folclore. Este é um espaço aberto a espetáculos artísticos que permitem a integração cultural com a população local.

Como não pode faltar dança, também não pode faltar música! Passo Fundo tem o título de Capital Estadual do Bandoneon e realiza o Encontro de Bandoneon que reúne músicos em busca da preservação cultural do instrumento que surgiu na Alemanha. 

Lugares indispensáveis para conhecer em Passo Fundo

Ao conhecer um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), quem vai ao Rio Grande do Sul tem uma boa ideia de como povo se diverte. Em Passo Fundo não poderia ser diferente. Sempre é recomendado para gaúchos ou não, aproveitar a oportunidade de experimentar um bom baile com uma acompanhante de Belo Horizonte ou churrasco, e famoso café da chaleira oferecido nesses eventos.

O gaúcho adora o bom e velho chimarrão. Esperar que esquente a água, preparar a cuia, reunir os amigos no calçadão, ir ao parque para passar algumas horas relaxando e esperar ser o próximo a “pegar a cuia”. 

Seja como for, esse ritual também é uma tradição que perdura e se mantém viva na rotina de quem vive nos rincões gaúchos. Para isso, nada mais indicado que passar as tardes e os momentos livres curtindo com familiares ou amigos nos espaços públicos e verdes. 

E Passo Fundo acolhe museus e parques famosos pela estrutura e acessibilidade que oferecem. Como exemplo, o Parque da Gare contou com revitalização e conta com um amplo espaço que se encontra próximo à Estação Gastronômica da Gare. 

Para quem visita é um local bonito, bem cuidado, limpo, com áreas de atividades físicas ou espaço para caminhadas. Muito procurado para quem deseja aquela “mateada” com ou sem pipoca para relaxar nas horas livres ou finais de semana. 

A cidade de Passo Fundo também pode contar com o revitalizado Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. A vizinhança do parque foi presenteada com um lugar saudável, acolhedor, bem cuidado e seguro. Também é o point para aquele chimarrão nos finais de tardes. Local arborizado, recomendado para caminhadas e prática de exercícios junto à natureza.

E para quem procura um clima romântico, é um parque considerado ideal para curtir com seu par ou para quem deseja estar com as mais belas acompanhantes de Porto Alegre.

Como nem tudo são parques ou passeios diurnos, essa cidade com tantos atrativos culturais oferece algumas opções bastante recentes que estão tomando conta Brasil afora. Uma delas são as modernas cervejarias que guardam um ar peculiar que vintage com excelentes instalações com as melhores cervejas artesanais.

E por falar em diversão, Passo Fundo é um lugar repleto de festas, música e descontração. Bares e baladas sempre com muita animação, gente jovem e estudantes por todos os lados. A agenda noturna da cidade é agitada contando com diversas opções para todos os gostos e preferências.

Sejam ambientes reservados como festas super badaladas, entre gaúchos e todos que por essa cidade passam, uma animação que não deixa a desejar a outras grandes cidades.

Para quem tem a oportunidade, Passo Fundo é um lugar que deve ser conhecido!

Assinado: Julia Santos