Board Games e Poker: opções de entretenimento diversificadas conquistam cada vez mais espaço

Faz tempo que o Brasil deixou de ser conhecido apenas como o país do futebol. Existem muitas outras paixões nacionais e o poker e os board games são duas opções de entretenimento diversificadas que vem conquistam cada vez mais espaço no coração dos brasileiros.

Poker: esporte das cartas experimenta duas décadas ininterruptas de crescimento

O poker começou a se popularizar no Brasil na metade dos anos 2000. Em 2006, foi criado o Brazilian Series of Poker (BSOP), evento que contou com apenas algumas centenas de participantes em suas primeiras edições.

O trabalho de atletas profissionais, como André Akkari, Alexandre Gomes, Felipe Mojave e diversas outras estrelas na divulgação do esporte foi um dos grandes fatores para o crescimento do poker. Outro grande motivo para a popularização do esporte foi o crescimento do poker online, cujos torneios muitas vezes podem servir como porta de entrada para a modalidade ao vivo.

Por exemplo, competidores podem se classificar para o PokerStars Players NL Hold’em Championship (PSPC) jogando diversos satélites online, torneios que funcionam como etapas classificatórias.

Esses dois fatores principais transformaram completamente o cenário do poker nacional ao longo da última década e hoje o país já é considerado um dos principais polos internacionais do esporte. Para se ter uma ideia do tamanho da modalidade por aqui, basta mencionar que, segundo informações da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), o Brasil já conta com mais de 10 milhões de entusiastas espalhados de norte a sul.

Esse grande número de fãs do esporte se reflete no tamanho e número de entradas dos torneios. O BSOP, já mencionado acima, conta com sete etapas disputadas ao longo do ano por toda a América Latina, com cada uma delas reunindo milhares de competidores de todos os cantos do mundo.

Belo Horizonte também conta com espaços dedicados ao poker, com destaque para o Sierra Poker Sports, localizado na R. Bernardo Guimarães, 2599 – Santo Agostinho. Já há muito tempo o local é uma das principais opções para os fãs mineiros do esporte das cartas.

O clube oferece torneios para todos os níveis de entusiastas, além de contar com um restaurante e diversas amenidades para que todos os visitantes se sintam em casa no estabelecimento.

“Board games cresceram de maneira explosiva nos últimos cinco anos”

Board games também tem se mostrado uma das principais opções de entretenimento

Apesar do aumento da sua popularidade ser bem mais recente que a do poker, o crescimento dos board games (jogos de tabuleiro) como opção de entretenimento nos últimos anos também impressiona.

O Diversão Offline, evento que é realizado no Rio de Janeiro e atualmente é a maior conferência desse tipo de jogo na América Latina, surgiu nas terras brasileiras apenas em 2015.

Em sua primeira edição, o Diversão contou com um público de 900 pessoas. Em 2017, o número de entusiastas cresceu mais de três vezes e chegou a 3.000. Já em 2018, o evento quebrou recordes de participação ao reunir mais de 3.500 fãs.

No ano passado o Diversão Offline também passou a contar com uma edição em São Paulo e, de acordo com dados da organização, essa nova filial da convenção atraiu mais de 5.000 pessoas e 30 empresas.

O crescimento do público também impulsionou as empresas do setor. Por exemplo, a Galápagos, uma das principais companhias brasileiras de board games, experimentou um aumento de R$ 2 milhões em 2013 para R$ 16 milhões em 2017. Números que revelam um salto de 700%.

Ainda que os jogos de tabuleiro não sejam esporte como poker, assim como ocorre com essa modalidade, também é possível disputar partidas desses jogos online.

O programa Tabletop Simulator é um dos mais populares e inclui 15 clássicos dos tabuleiros pré-programados. Além disso, ele também oferece ferramentas para que os fãs possam criar suas próprias versões, o que faz com que existam milhares de jogos de tabuleiro disponíveis para download de forma gratuita.

Apesar de não existirem torneios desses jogos, é possível encontrar diversos locais para jogar tanto com amigos quanto com desconhecidos. Belo Horizonte é uma das cidades que conta com o maior número de estabelecimentos voltados para os board games e o famoso Clube Nerd é um dos principais.

Localizado na Rua Minerva, 254 – Caiçara-Adelaide, o espaço oferece mais de 300 jogos diferentes e conta com um salão que comporta mais de 250 pessoas. Para completar a experiência, o estabelecimento possui um restaurante que serve diversos pratos e petiscos deliciosos para que os entusiastas fiquem satisfeitos durante as sessões.

Maior número de opções de entretenimento beneficia entusiastas de todos os tipos

Apesar de distintos, já que o poker é uma modalidade esportiva enquanto board games são apenas jogos de tabuleiro, o fato dessas novas opções de entretenimento terem crescido no Brasil ao longo dos últimos anos mostra como o crescimento do mercado de gamesnão impediu que outras modalidades se mantivessem no gosto do público.

Além da popularização dessas opções permitir que as pessoas tenham acesso a um número maior de programas para o seu tempo livre, ela também faz com que surjam novos estabelecimentos especializados que aquecem e movimentam a economia nacional.