Restaurantes podem criar lojas virtuais para faturar de forma extra?

Será que é possível fazer uma renda extra ao criar uma loja virtual para um restaurante? O que sabemos é que estes estabelecimentos estão presentes nos lugares mais improváveis, afinal, quem não aprecia uma boa comida?

Vendo por este lado, não é de se admirar que uma loja virtual também possa alcançar um sucesso considerável e muito eficaz na hora de gerar um dinheirinho a mais no final do mês.

No artigo de hoje nós iremos lhe dar dicas de como criar uma loja virtual para um restaurante de tal forma que ela receba inúmeros acessos e você possa garantir uma renda extra para ajudar no orçamento.

Afinal de contas, não é só criar uma loja virtual e esperar de braços cruzados que ela alcance o sucesso que você tanto espera. Mas, não precisa se preocupar. É muito mais fácil do que você imagina. Vamos lá?

Por que criar uma loja virtual para o seu restaurant

A resposta para esta pergunta é muito fácil. Todo mundo recorre à internet quando está em busca de indicação de lugar para ir, principalmente quando o lugar é novo. Se você não está lá, como vão saber que o seu negócio existe?

Além desta vantagem, existem vários outros motivos pelos quais vale a pena criar uma loja virtual para o seu restaurante. Veja alguns deles:

  • Maior alcance de pessoas. Mais gente vai conhecer a sua empresa através da internet e a probabilidade destas mesmas pessoas irem pessoalmente até o local é muito grande.
  • Mais visibilidade. Em uma busca rápida na internet por restaurantes nas proximidades, a sua empresa aparecerá para quem está procurando. E o melhor, com uma loja virtual para facilitar todo o processo.
  • É uma maneira que o público vai ter de entrar em contato com os serviços que você oferece. Com o seu cardápio disponível e bem estruturado, quem tem vontade de conhecer o lugar se sentirá muito mais motivado.
  • Criar uma loja virtual vai se tornar uma excelente ferramenta de marketing digital. Você poderá informar ao seu público sobre promoções, ofertas e quaisquer divulgações sobre o local.
  • As chances de ganhar uma renda extra vão aumentar já que você poderá firmar parcerias, alugar espaços para empresas que desejarem fazer divulgação na sua página e outras formas de publicidade.
  • Você vai ganhar agilidade na entrega de pedidos se possibilitar que este serviço seja realizado através da loja virtual. O cliente vê o cardápio, solicita o prato, faz o pagamento e vai até o local apenas para comer.
  • Esta mesma praticidade serve para a criação de reservas, além do já tradicional telefone, e também para entregas no sistema delivery se você contar com este serviço no seu restaurante.
  • Pode ser que o seu restaurante passe por alguns momentos de vacas magras, com baixa procura dos clientes. Com a loja virtual você estará sempre de portas abertas, gastando pouco e estando disponível para pedidos online.
  • Invista no sistema de delivery. Se a procura dos clientes cair bastante pessoalmente, que tal partir para a entrega em domicílio? É mais uma maneira de ganhar uma renda extra.

Como criar uma loja virtual de sucesso?

Na hora de criar uma loja virtual para o seu restaurante e ganhar uma bela renda extra com isso, você precisa seguir algumas regrinhas que valem ouro. Elas vão favorecer a experiência do seu público com a sua página.

Invista em um ambiente virtual harmônico

Ao criar uma loja virtual pense na harmonia geral da sua página. Não pense apenas em vender, mas em agradar ao cliente que chega até o seu site. Crie um ambiente bonito, atraente, alegre e funcional.

O cardápio bem estruturado é fundamental

É importante que o cardápio esteja bem organizado, com os ingredientes utilizados nos pratos, quantas pessoas aquela refeição serve, acompanhamentos e valores específicos e bem visíveis.

Dê atenção especial às fotos

Capriche nas fotos dos pratos. Use imagens reais do que você faz, ajuste bem a luz, invista na montagem dos pratos. As pessoas comem primeiro com os olhos e depois com a boca. Tire proveito disso.

Otimização para formato móbile

O uso constante de smartphones entre as pessoas não é nenhuma novidade. E, é através destes aparelhos que as pessoas interagem com as páginas. Se preocupar em oferecer uma melhor experiência do usuário é primordial para conquistar clientes.

Invista em botões funcionais

Botões com formas de pagamento, reserva, meios de contato, cardápio, tira dúvidas e outros devem ganhar destaque especial. Lembre-se que a ideia é facilitar a vida do cliente e não o contrário.

Pense em estratégias de divulgação da sua loja virtual

Divulgação é essencial para o seu mais novo negócio. Por isso, é preciso definir os mecanismos de promoção depois que criar a loja virtual para o seu restaurante.

  • A dica básica, mas sempre muito eficiente é usar as redes sociais. Se o seu restaurante ainda não tem uma página no Facebook, por exemplo, pense com carinho em fazer uma o mais rápido possível.
  • Outra maneira fácil de divulgar distribuir panfletos entre os seus clientes físicos, aqueles que sempre estão presentes no seu estabelecimento. Informe a eles que agora terão um jeito novo de fazer os pedidos, conferir novidades etc.
  • Divulgue promoções que só valerão para compras realizadas através da loja virtual. É uma forma de atrair mais clientes e lhe oferecer uma recompensa por isso. Todos saem ganhando no final.
  • Faça um blog. Um blog voltado especificamente para o seu restaurante e assuntos semelhantes pode deixar a sua loja virtual numa posição melhor nos resultados de busca. Isso porque o blog tem um formato específico e mais fácil de ser utilizado para gerenciar conteúdo.

Você pode colocar dicas e receitas, divulgar eventos do próprio restaurante e da cidade e que envolvam gastronomia, divulgar fotos de clientes em comemorações especiais no lugar etc.

Criar uma loja virtual pode ser o que estava faltando para o seu restaurante se desenvolver de vez, conquistar novos e diferentes espaços e garantir novos clientes. E, com tantas chances de faturar uma renda extra, não tem porque não experimentar este novo tipo de negócio. É um investimento que, devido ao baixo custo benefício, vale muito a pena pensar em fazer.