Você sabe o que é uma criptomoeda?

“Em uma época em que até a realidade é virtual, só faltam agora inventar a moeda virtual”. Pois então, não falta mais! As criptomoedas estão aí e por meio delas você pode comprar vários tipos de produtos e serviços.

Além disso, já é possível efetuar até mesmo a transferência de valores desse tipo de moeda via internet, sem a cobrança de taxas e outras burocracias comuns como ocorre com as instituições bancárias.

Para você ter uma ideia da atuação delas nos dias de hoje, empresas famosas como a Dell já aceitam pagamento realizado em criptomoeda.

As criptomoedas, também conhecidas como moedas digitais, são na verdade um código virtual que pode ser convertido em valores virtuais.

Sabemos que hoje em dia, quando surge uma novidade no meio virtual – e ainda mais em se tratando de transações financeiras – muitas pessoas ficam com os dois pés atrás.

Será que é seguro? Será que vale a pena investir? É normal que essas e outras perguntas surjam na mente de todo mundo. Afinal, quando se trata de compra, venda e investimento financeiro ninguém quer dar tiros no escuro.

A segurança e a compra e venda das criptomoedas

A segurança nas transações envolvendo as moedas digitais existe devido a um sistema conhecido como Blockchain. Esse sistema, que traduzido significa literalmente “correntes de blocos”, é uma espécie de livro-razão virtual.

Nesse livro ficam registradas todas as transações feitas de modo online. Mas não pense que só porque tais transações ficam registradas na web elas estarão ao alcance de hackers espertinhos.

O sistema Blockchain conta com uma tecnologia fundamental quando o assunto é segurança online: a criptografia. Sendo assim, são elaborados códigos que tornam todas as informações no Blockchain devidamente protegidas.

Já sobre as compras e as vendas das criptomoedas, elas ocorrem na internet e são feitas de maneira anônima. Além disso, a criptomoeda é armazenada e gerenciada em um computador pessoal ou até mesmo em um dispositivo móvel.

A utilização de moedas digitais já ocorre em governos de países como os Emirados Árabes e Estônia.

É óbvio que algumas pessoas consideram cedo ainda para bater o martelo e afirmar de uma vez por todas que as moedas digitais chegaram para ficar. Porém, a Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida da atualidade, demonstra cotação sempre elevada.

O uso das criptomoedas

Assim como você utiliza dinheiro físico para comprar produtos dos mais variados, você pode utilizar as moedas virtuais. A dúvida é: como, quando e onde conseguir tais moedas?

Pois bem, para você comprar – ou, em alguns casos, até vender as criptomoedas – é preciso acessar a internet. Simples assim! Falando em termos de Brasil, o nosso mercado possui sites, como o Braziliex e o Mercado Bitcoin.

Para você efetuar transações nesses espaços online, você vai precisar se cadastrar neles, informando a quantidade e o valor das moedas que almeja comprar. O cadastro pode ser feito de maneira gratuita.

Existem também empresas internacionais que permitem a qualquer cidadão o investimento em moedas virtuais. Entre elas estão a Poliniex e a Bittrex. Quer alguns exemplos aí das moedas digitais mais valorizadas atualmente? Veja abaixo!

Bitcoin

É tão conhecida que praticamente quando se fala em criptomoeda já se pensa nela. Também não é para menos, a Bitcoin surgiu em 2008 e é considerada a primeira criptomoeda do planeta.

Litecoin

Veio logo depois da Bitcoin. Ela possui as mesmas características que a sua irmã mais velha, no entanto ainda não tem a mesma fama.

Ripple

Além de ser uma moeda digital, a Ripple também funciona como uma rede de pagamento aberta. Ela foi criada no ano de 2011 e também pode ser chamada de XRP.

Ethereum

Moeda digital criada no ano de 2014. Atualmente ela já atingiu o posto de segunda maior criptomoeda em atividade. O mais curioso é que ela foi concebida por meio de um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo).

Moedas virtuais no comércio virtual

Se você investe em um projeto online, como um e-commerce, com certeza você conta com um bom serviço de hospedagem e um registro de domínio. Além disso, ao vender os seus produtos online é possível também receber moedas digitais como pagamento.

Para quem atua com loja virtual,  o crescimento das criptomoedas pode ser considerado motivo para comemoração, pois as pessoas possuindo mais moedas virtuais poderão aumentar o número de vendas, pois estarão mais confiantes nas transações virtuais.

Vale lembrar também que não é difícil utilizar essas moedas digitais. Inclusive, é mais fácil pagar com elas do que pagar por meio de boletos, por exemplo.

Conclusão

As moedas virtuais são um novo aspecto dessa era cada vez mais digital. Elas podem ser utilizadas por qualquer pessoa que tenha acesso a um computador.

Por isso, cada vez mais é importante saber detalhes sobre as criptomoedas, já que, ao que tudo indica, elas serão o dinheiro do futuro.