CRLV Digital: Aplicativo, Download e Todas Informações para 2021

Vamos imaginar uma situação hipotética. Final de noite você andando com o veículo, um sábado, quando é abordado em uma blitz. Nada que seja efetivamente ameaçador se você estiver com toda a documentação em ordem, como é esperado que esteja. Mas vamos imaginar que você deixou o veículo com um conhecido no dia anterior e ele esqueceu de devolver o CRLV. E agora? Digamos que o CRLV digital irá salvá-lo.

O CRLV digital ou CRLV-e é a versão digital do CRLV que consiste no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Um documento de porte obrigatório, justamente por isso inclusive, ter a versão digital quando for parado em uma blitz pode te salvar de complicações com a legislação de trânsito.

Esquecer o CRLV impresso é uma situação infelizmente comum. Situação essa que pode acontecer tanto com você quanto com algum conhecido seu.

Para evitar situações sobre a que relatei acima, que o CRLV digital pode ser uma alternativa. Mas o assunto ainda traz uma série de dúvida por parte dos proprietários de veículos.

Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

O que é CRLV digital?

Como mencionei anteriormente o CRLV digital é nada mais nada menos do que a versão digital, disponível em seu smartphone do CRLV impresso.

Um documento de porte obrigatório assim como a CNH. Assim como a carteira de habilitação, o CRLV digital também está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CDT.

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS. Na prática, o CRLV é um comprovante que atesta que o proprietário realizou o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório e do licenciamento do veículo. Em outras palavras, é um documento de extrema importância e por isso de porte obrigatório para o condutor do veículo.

O CRLV digital possui o mesmo peso que o CRLV impresso e caso a autoridade responsável pela blitz não o aceite isso demonstra desconhecimento da legislação vigente.

Isso porque tanto o CRLV digital quanto a CNH digital, ambos disponíveis no aplicativo CDT, possuem valor igual as suas respectivas versões impressas.

Qualquer proprietário pode ter acesso ao CRLV digital?

Você deve certamente estar se perguntando agora se qualquer proprietário de veículo pode usar o CRLV digital. A resposta é sim. Qualquer pessoa de nacionalidade brasileira ou estrangeiro residente no Brasil que tenha o seu CRLV impresso pode ter acesso ao CRLV na versão digital disponível em seu smartphone.

Para ter acesso ao aplicativo é necessário que não hajam pendências ou infrações atreladas ao Renavam do veículo. O Renavam consiste no Registro Nacional de Veículos Automotores, que podemos sintetizar como um tipo de RG do veículo.

Para efetivamente ter a emissão do CRLV-e taxas podem ser cobradas. Isso varia de estado para estado. Segundo o Detran, são os estados responsáveis se cobram ou não pelo respectivo serviço de emissão do certificado em sua versão digital.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ser parado em uma blitz por autoridade e não apresentar o documento é considerado infração gravíssima. A multa pode chegar a quase trezentos reais. Dessa forma, para evitar tal ocorrência vale a pena instalar o aplicativo e acessar o CRLV digital em seu celular.

CRLV digital não é obrigatório

Portar o CRLV em qualquer uma de suas versões é obrigatório ao estar conduzindo um veículo. Mas o proprietário não está obrigado a aderir a utilizado do CRLV-e.

Caso prefira e se sinta mais confortável o condutor pode continuar a utilizar a versão impressa do documento. O importante aqui, e que deve ficar claro é que independente da versão escolhida para porte, ao conduzir um veículo a mesma deve estar com o condutor.

O proprietário que eventualmente queira e resguardar quanto possíveis falhas no aplicativo ou qualquer outra possível ocorrência, pode optar por expor o seu certificado em PDF e salvá-lo no próprio smartphone. Mas saiba que não é necessário ter acesso à internet para abrir o documento. Você precisa de internet apenas no primeiro acesso.

A veracidade do CRLV-e acaba sendo verificada por meio do QR code assim como a CNH digital. A emissão de ambos os documentos digitais garante segurança para o motorista, mas vale pesar os prós e contra, por de nada adianta emitir o CRLV-e se você é uma pessoa que comumente esquece o celular, por exemplo.

Deixe um comentário