Guia para iniciantes: O fenômeno comum nos mercados chamado Desdobramento de Ações

Quando uma empresa está preocupada que o preço de suas ações seja muito alto ou muito baixo, ela pode optar por um desdobramento de ações que pode ajudá-la a baixar o preço de suas ações para atrair novos investidores.

Mecanismo

O desdobramento de ações é um fenômeno cada vez mais comum nos mercados, pois permite às empresas alcançarem mais investidores ao repartir o valor das ações normais. Ao consultar o Guia do desdobramento de ações facilmente se entende que o nome é praticamente auto-explicativo.

Um desdobramento é quando o conselho de administração de uma empresa emite mais ações para seus acionistas atuais sem diluir o valor de suas participações. Um desdobramento de ações aumenta o número de ações em circulação e diminui o valor individual de cada ação. Enquanto o número de ações em circulação muda, a avaliação geral da empresa e o valor da participação de cada acionista permanece o mesmo.

Em termos práticos, se uma empresa anunciar um desdobramento de ações de dois por uma, e as ações da empresa estiverem valorizadas a 100$, depois do desdobramento, o preço por ação será metade desse valor, ou seja, 50$.

Vantagens para as empresas

A grande vantagem da utilização deste mecanismo é que permite às empresas ajustarem o valor por ação sem alterar a avaliação delas. Não existe nenhuma fórmula mágica para determinar em que momento e que uma empresa deve, ou não, usar este mecanismo contudo geralmente existe um período de aviso dado pelas empresas que o desdobramento irá ocorrer.

Ao tornar o preço das ações mais atraentes e alcançável para um maior número de pessoas a empresa consegue atingir maior liquidez. Novamente, em termos práticos uma pessoa pode pode não conseguir comprar uma ação da Apple por 500$, mas pode comprar um quarto da ação por 125$.

Ao garantir mais liquidez das ações, as empresas tornam-se mais atraentes para os investidores para além de garantirem que atingem determinados objetivos e requisitos traçados pelos reguladores dos mercados.

Vantagens para os investidores

Na prática, não existe nenhuma verdadeira vantagem para as pessoas que já têm ações da empresa. Nada na sua conta vai mudar. Eventualmente, terá o dobro das ações, mas elas estarão valendo metade do preço, portanto acaba se equilibrando.

No entanto, para aqueles que ainda não são acionistas, um desdobramento de ações pode ser motivo suficiente para comprar determinada ação. Como elaborado no exemplo anterior, se você não pudesse pagar uma ação da Apple antes do seu desdobramento, talvez poderia fazê-lo, ou estaria mais disposto a fazê-lo agora.

Ao criar estas movimentações no mercado e de existirem mais pessoas capazes de comprarem uma ação pode aumentar o preço delas, o que, por sua vez, pode realmente aumentar o valor de uma empresa, nem que seja temporariamente.

Conclusão

O desdobramento é um mecanismo frequentemente utilizado pelas empresas para atingirem seus objetivos e os objetivos ou requisitos exigidos pelos reguladores.

Este mecanismo não tem nenhum impacto direto nos acionistas da empresa, mas traz vantagens através de efeitos bola de neve: inicialmente atrai pequenos investidores que á partida não estariam dispostos a oferecer tanto por uma ação, que por sua vez adiciona liquidez à empresa, tornando suas ações mais atraentes e aumentando a procura que eventualmente leva ao aumento do valor da empresa.

Não existe um limite de vezes que uma empresa pode utilizar este mecanismo mas numa altura onde as empresas atingem valores históricos cada vez mais rápido, é provável que este fenômeno torne-se ainda mais frequente.

Graças a toda a informação disponível na internet e com a utilização mais frequente deste mecanismo das grandes empresas corporativas é expectável que apareçam mais e mais investidores de retalho pois os desdobramentos são uma ótima forma de alguém se iniciar no mundo de investimento sem grande experiência pois permitem fazer compras de baixo valor em empresas multinacionais e coesas mundialmente.

Deixe um comentário

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->