Economia

Livre comércio entre Mercosul e UE acontece graças ao Meio Ambiente

Permanência no Acordo de Paris e preocupação com biodiversidade foram fundamentais no acordo histórico.

bolsonaro e macron g20

A proteção do meio ambiente no Brasil foi o fator determinante na conclusão da maior negociação econômica do país dos últimos 20 anos. O Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia aconteceu após Jair Bolsonaro garantir ao presidente francês, Emmanuel Macron, que irá permanecer no Acordo de Paris e que irá lutar pela biodiversidade na região.

Macron deu uma entrevista após a reunião bilateral na cúpula do G20, que aconteceu neste final de semana no Japão. Nela ele relata que Bolsonaro confirmou o seu compromisso com as preocupações globais relacionadas ao meio ambiente, mantendo o país no “Acordo de Paris e a luta pela biodiversidade”.

Ele ainda relata que o governo estará “comprometidos com o acompanhamento desses compromissos…”. Essa “garantia de Bolsonaro” foi a “chave” para que a União Europeia pudesse firmar o acordo com todo o Mercosul.

Acordo entre o Mercosul e a União Europeia

Macron havia citado que a França não iria firmar um acordo com o Mercosul caso o Brasil deixasse o Acordo de Paris. O princípio das negociações foi exatamente o comprometimento com a implementação do Acordo, onde visa a adoção de medidas que reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Então Bolsonaro mostrou interesse em negociar com Macron e isso levou à uma reunião informal entre os líderes.

Em suas redes sociais, Bolsonaro publicou:

“… Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999 …”

O acordo de livre comércio tão aguardado entre as regiões irá envolver 28 países da União Europeia e os 4 países do Mercosul, trazendo benefícios para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em números essa junção representa cerca de 750 milhões de consumidores, além de um PIB que chega a marca de US$ 17 trilhões anuais.

Com relação ao comércio, o Mercosul exporta para a União Europeia diversos produtos agrícolas. A UE por outro lado exporta produtos industriais, principalmente veículos, autopeças e produtos farmacêuticos.

Uma psicose ambientalista que ronda o Brasil

Bolsonaro porém durante os acordos comenta sobre uma “psicose ambientalista” que abrange todo o Brasil. Segundo ele, o governo brasileiro mudou e será respeitado, principalmente com relação aos temas ambientais, onde há um “exagero” por parte de ONGs ambientais.

Bolsonaro ainda convidou Macron e a chanceler Merkel da Alemanha para virem pessoalmente para à Amazônia e verem com seus próprios olhos sobre as condições da região.

Foto divulgação: Frederico Mellado

Leave your vote

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

To Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.