Como fazer um plano de aula educação infantil?

Para elaborar um plano de aula educação infantil é preciso levar em consideração inúmeros fatores, como, por exemplo, a idade dos alunos e seus níveis de desenvolvimento, além de objetivos específicos e atividades adequadas para atingi-los contemplando sempre os eixos temáticos da BNCC.

Por isso, o plano de aula deve ser claro, objetivo e adaptado às necessidades de cada turma, levando em conta as características individuais de cada aluno. Sendo assim, se você ainda tem dificuldades para elaborar um plano eficiente para a sua turminha, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Definir os objetivos da aula

O primeiro passo para criar um plano de aula para a educação infantil é definir quais objetivos você quer alcançar. Esses objetivos devem ser específicos e mensuráveis, além de acompanharem a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por exemplo, se a aula for sobre cores, o objetivo pode ser que as crianças sejam capazes de reconhecer e nomear pelo menos três cores diferentes, contemplando o campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”.

Passo 2: Escolher as atividades

Depois de definir os objetivos, é hora de escolher as atividades que serão realizadas em sala de aula. Para tanto, as tarefas devem ser adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Algumas atividades comuns para a educação infantil incluem: histórias, músicas, jogos, brincadeiras e atividades artísticas.

Passo 3: Criar uma sequência lógica

Uma vez que as atividades tenham sido selecionadas e desenvolvidas, é preciso criar uma sequência lógica para a aula. O plano de aula deve seguir uma ordem que faça sentido para as crianças, para que elas possam acompanhar e compreender o que está sendo ensinado.

A sequência pode ser criada de forma cronológica, começando com uma atividade de aquecimento e terminando com uma atividade de resfriamento, ou de acordo com a complexidade das tarefas.

Passo 4: Preparar os materiais

Antes da aula, é importante preparar todos os materiais necessários para as atividades que serão realizadas. Isso inclui livros, músicas, jogos, brinquedos e materiais para atividades artísticas. Certifique-se de que todos os materiais estejam em bom estado e prontos para serem usados.

Passo 5: Avaliar o progresso dos alunos

Ao final da aula, é importante avaliar o progresso dos alunos para verificar se os objetivos foram alcançados. Isso pode ser feito de forma informal, através de observações durante as atividades, ou de forma mais formal, através de questionários ou testes.

A avaliação permite que o professor saiba se os objetivos foram atingidos e se há áreas que precisam ser trabalhadas mais na próxima aula.