Se você é estudante, e se matriculou em uma Universidade por meio do Financiamento Estudantil – FIES, mas não conseguiu pagar as mensalidades do programa, saiba que é possível renegociar a dívida.
Todos os estudantes que assinaram contrato com o Fies até 14 de janeiro de 2010, podem renegociar as dívidas em atraso com o programa, aumentando o prazo de pagamento, com parcelas mensais menores.
Para isso, o valor da sua parcela deve ser maior que 100 reais, e pode ser renegociada a dívida, mesmo com outras parcelas em atraso.
Passo-a-passo para fazer a renegociação do Fies
1-Acesse o site do Fies, e clique na aba renegociação de dívidas: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/renegociacao/seguranca/solicitar-acesso.
2-Digite as suas informações pessoais, e crie uma nova senha.
3-Você receberá um link de confirmação em seu e-mail, acesse-o e ative as informações.
4-Agora digite o número do seu CPF, e a nova senha que você criou.
5-Aparecerá para você uma tela com as informações do seu financiamento, bem como o valor total devido, a quantidade de meses faltantes, e os valores de cada parcela.
6-Abaixo dessas informações, o sistema faz uma simulação de renegociação de dívidas, contendo o número máximo de parcelas que podem ser dividas, em cada caso individualmente.
7-Escolha a opção de renegociação que melhor lhe atende, e depois clique em gravar e prosseguir. Se você possuir parcelas em atraso, além da dívida anterior, pode optar por pagá-las antes de renegociar, ou incluí-las no processo.
8-Os valores presentes das parcelas na simulação, podem sofrer alterações até o momento de formalização da renegociação, na agência bancária.
9-Você deverá imprimir, e assinar dois documentos, emitidos pelo sistema: o Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização – DRA, e a Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial.
10-Além desses dois documentos já impressos, anexe também a cópia da sua carteira de identidade, do seu CPF, do comprovante de residência do estudante e do seu fiador, e o comprovante de renda do fiador.
11-Vá até a agência bancária, portando todos esses documentos, juntamente com o seu fiador, para o contrato de renegociação ser assinado.
Informações importantes sobre a renegociação de dívida doFies
-Telefone para a agência bancária, antes de comparecer para fazer a renegociação, bem como tire todas as suas dúvidas, sobre o melhor dia e horário, para realizar o procedimento.
-O banco não pode cobrar nenhuma taxa extra, ou tarifa, para realizar a renegociação da sua dívida.
-Você pode trocar de fiador, desde que informe os seus dados corretamente dentro do prazo, e devidamente aprovado no cadastro.
-É possível alterar também a data de vencimento das parcelas.
-Caso, você não possa comparecer ao banco no dia da renegociação, pode ser emitida uma Procuração Legal para o seu Representante ir em seu lugar. O mesmo vale para o seu Procurador.
-Se você tiver alguma ação judicial contra o Fies, é necessário protocolar uma petição assinada pelo Juiz, constando que você desistiu da ação. O banco dará todas as informações.