O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá os resultados de 2019 divulgados na tarde desta sexta-feira (17/01). Corria um boato de que haveriam dificuldades para este resultado sair ou até mesmo que a prova seria cancelada, mas até o momento tudo certo.
Os boatos correram por conta de que a fábrica responsável pela impressão das provas faliu e também o pedido do governo para tirar conteúdos considerados ideológicos.
Foram mais de 5 milhões de candidatos e ocorreu tudo bem na prova do ENEM 2019. O único viés não encontrado foi sobre o período de ditadura militar, algo que gerou um burburinho mas nada tão polêmico.
Dentro de um ano marca Carrefour deixará de existir em Minas Gerais.
A redação em 2019 que teve uma surpresa, sendo um tema consideravelmente mais fácil do que em outras edições. Os candidatos tiveram que discursar sobre a “Democratização do Ensino ao Cinema no Brasil”.
A redação tem um importante peso na definição do resultado. Isso porque ela é usada como critério de desempate entre os candidatos. Enquanto as questões objetivas são equivalentes a todos os outros, a redação depende do próprio candidato e um pouquinho de nota faz toda a diferença.
Todas as redações devem seguir as regras de um texto dissertativo argumentativo, onde o candidato deverá expressar sua opinião sobre o assunto e falar sobre os seus motivos, prós e contras, em relação ao tema.
É preciso que o aluno tenha domínio sobre a língua portuguesa, tenha conhecimento sobre atualidades, saiba interpretar e argumentar sobre o tema.
Resultado do ENEM 2019
Todos os candidatos poderão fazer a consulta do ENEM a partir desta manhã, através do site:
Esta é a página do estudante. Basta realizar o login e então ir para a sessão “Resultados”. As notas estarão também disponíveis através do aplicativo para Android e iOS.
O resultado servirá para que o aluno faça a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde as mesmas poderão ser feitas na próxima terça-feira, 21/01.
