Com apenas 29 anos, João Freire já se tornou um dos nomes queridinhos da moda e consultoria de imagem no Brasil. O paulista, que estudou em Nova York, com passagem como personal shopper da rede de lojas Saks Fifth Avenue, vem ganhando notoriedade em tudo que faz envolvendo luxo e bom gosto. Ele é empresário e influenciador digital, especialista em viagens, além de assinar uma coleção de joias para Marisa Clermann há seis anos, com peças usadas por nomes como Alok, Adriane Galisteu e Sabrina Sato.
João Freire sabe que a moda masculina no Brasil ainda é bastante atrasada quando comparamos com Europa e Estados Unidos. Porém, o consultor de imagem acredita que cada vez mais o homem brasileiro tem se interessado no tema e vencendo um preconceito bobo.
Apaixonado por viagens e um dos influenciadores mais procurados no assunto, João Freire já viajou mais de 22 países. Entre seus lugares favoritos ele destaca: Nova York, Florença, Paris e St. Barths. Confira a entrevista!
Durante sua trajetória,
você já esteve trabalhando em países como Nova York, como personal shopper da
Saks Fifth Avenue, passando a ganhar destaque com o mercado internacional. Como
foram suas experiência na rede de lojas e que aprendizado a passagem trouxe
para sua vida?
Aprendi muito na Saks, foi uma escola para mim. Não foi fácil
entrar no ritmo de uma loja de departamento gigantesca e acima de tudo, durante
períodos como Thanksgiving, férias e Natal.
Foi essencial para entender a importante de investir no
relacionamento com o cliente, compreender o mercado internacional e a dinâmica
do varejo.
Considerado
uma notoriedade em tudo que envolve luxo e bom gosto, que conselhos você
teria para dar ao nosso público? É possível conseguir estar em um bom estilo
sem gastar muito?
Com certeza! Se tem algo que aprendi desde pequeno é que bom
gosto não tem a ver com dinheiro, e isso comprovo diariamente no meu trabalho.
A elegância é um conjunto de educação, postura e estilo. Ser elegante e estar
bem vestido é possível independente da sua condição financeira – uma dica é
sempre optar por cores neutras, modelos clássicas e na teoria “menos é mais”.
Sou adepto ao minimalismo em todos os aspectos – estilo de roupa, casa…
Empresário
e digital influencer especialista em viagens, quais foram os momentos mais
interessantes que já passou em suas idas e vindas pelo mundo?
Cada viagem tem um momento e experiência única.
Acho que posso ressaltar momentos em St Barths –
minha ilha favorita no mundo inteiro, não conheço lugar mais mágico e lindo.
Além, de minha visita ao Japão, voltei apaixonado pelo país e pela cultura.
Assinando
uma coleção de joias para a Marisa Clermann há seis anos, como foi fazer a
realização desse projeto?
Sem dúvidas, super gratificante e inesperado! Não imaginava,
foi algo que foi crescendo aos poucos e acompanhando o meu trabalho. Sou muito
grato pela oportunidade que a Marisa me deu, e também muito seguro de que sem
trabalho árduo não há sucesso. Para cada coleção, a gente trabalha muito mesmo,
mas o resultado e o Feedback dos nossos clientes é extremamente gratificante.
Afinal, fomos pioneiros no mercado de joalheria masculina, inovando na gama de
produtos e nas coleções – estamos juntos há quase seis anos!
Formado em relações internacionais pela FAAP, o que o fez vir parar no mercado
da moda?
Então, tudo começou quando me formei na FAAP em Relações
Internacionais, fiz um curso de Consultoria nas férias e adorei. Decidi mudar
para NYC para estudar moda e consultoria – fui personal shopper da Saks por
quase 1 ano e assim ingressei na semana de moda de NY – criei meu blog nesse
período, ele cresceu e vim para o Brasil. Em seguida, comecei a trabalhar com
moda, viagens e consultoria desde que cheguei e não parei mais.
Como
foi participar da sua primeira semana da moda ao se mudar para Nova York?
Foi uma experiência única e surreal! Eu realizei um sonho,
mas a cada temporada é um sonho que realizo, a semana de moda além do glamour,
é muito trabalho envolvido. Sou aquariano, então estar em contato com as
tendências que ainda vão surgir no mercado é super importante e satisfatório.
Após
fazer sucesso com o seu blog nos Estados Unidos, o que o fez querer retornar ao
Brasil primeiramente?
O boom que deu nas minhas redes sociais após o lançamento do
blog. Eu amo o Brasil e não me
vejo até hoje morando em lugar sem ser São Paulo. Já fiz alguns intercâmbios,
mas sempre fui sabendo que iria voltar. O Brasil mesmo com desafios é o meu
país do coração.
Quais
são as suas principais referências de moda, e como você observa o estilo do
brasileiro comparado ao europeu, por exemplo?
Tenho várias, e elas mudam com uma certa frequência.
Busco referências não só em perfis e portais de
moda, mas também nas ruas, no dia a dia e em minhas viagens. O brasileiro,
culturalmente, é conservador, mas está melhorando muito. Somos antenados e
curiosos, um dos países que mais utiliza redes sociais – comparado à Europa,
temos um longo caminho pela frente, mas já estamos no caminho!
Para quem está curioso, como funciona o seu trabalho de consultoria atualmente?
Atualmente, foco mais em consultoria de estilo para marcas e
pessoas. A consultoria de imagem cresce muito no Brasil, o brasileiro é um povo
vaidoso e antenado. O processo de
consultoria é bem prático, o importante é ter uma sinergia do consultor com o
cliente, ele precisa admirar e se identificar. Em seguida, utilizamos as etapas
da consultoria, respeitando sempre o estilo pessoal e a realidade do cliente.
Tendo
viajado por mais 22 países, qual lugar que você ainda deseja conhecer?
Vários lugares, para mim viajar é a melhor coisa do mundo!
O melhor e mais valioso investimento! Adoro
conhecer novas culturas – quero em breve conhecer a Rússia e no futuro a Índia.