Flamengo agora tem proteção especial e marca de Alto Renome junto ao INPI

O crescimento da marca Flamengo vem sendo algo constante no últimos anos. O rubro-negro é o primeiro clube de futebol a obter o reconhecimento do status de marca de Alto Renome junto ao INPI.

Em comunicado enviado ao TVE BRASIL, os advogados do Flamengo e do escritório Montaury Pimenta. explicaram o que significa e a importância de ter a proteção especial da marca. Confira:

“A partir deste ano, nenhum novo estabelecimento comercial, produto ou serviço , em qualquer ramo de atividade , poderá utilizar a marca Flamengo para a designação de seu negócio. É que o clube de futebol Flamengo  obteve o reconhecimento do status de Marca de Alto Renome junto ao INPI. Com esta condição, a marca Flamengo  passará a receber um  tratamento diferenciado em relação à marcas comuns e uma proteção distinta, conferida pela legislação prevista na Lei da Propriedade Industrial. Além de impedir que outros estabelecimentos utilizem a mesma expressão, na prática, a designação de Alto Renome obtida pelo Flamengo representa uma vantagem em casos de conflitos envolvendo marcas, seja na esfera administrativa ou judicial, com aumento substancial das penas em casos de infração.

Os advogados do clube de futebol do Flamengo, e do escritório Montaury Pimenta, destacam que os antigos estabelecimentos comerciais que já utilizavam o nome Flamengo, como bares, restaurantes e outros, não terão que alterar seus nomes.

“Apenas novas marcas lançadas ou que venham a ser registradas no INPI com o nome Flamengo estão impedidas de utilizar esta designação”, explica Carlos Max Oliveira , advogado do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, que representa o clube de futebol  na área de propriedade intelectual. “Com a expansão dos negócios do clube Flamengo e aumento no número de licenciamentos, essa condição para a marca irá agregar maior valor comercial e garantir maior segurança jurídica ao Clube e a seus licenciados”, destaca o advogado.

O processo para a obtenção do status de Alto Renome foi iniciado em 2014. Atualmente existem apenas 106 marcas de Alto Renome no Brasil, número ínfimo no universo de marcas registradas no INPI. No seleto clube de marcas de Alto Renome  estão ainda marcas como Visa, Kayser, Google, Bombril, O Boticário, Sonho de Valsa e Rolex, entre outras.”

Divulgação/Flamengo

 

LEIA TAMBÉM:
Artilheiro no exterior, Geraldo se surpreende com idolatria da torcida rival
Joia do Botafogo, João Vitor Fubá comemora convocação para seleção sub-17
Confira quais jogadores interessavam ao Flamengo antes das eleições
Mercado da bola: Al-Ittihad tem interesse em lateral do Flamengo

Foto: Divulgação