Em Madri, na Espanha, River Plate e Boca Juniors jogaram neste domingo, 09/12/2018, pela partida de volta da final da Copa Libertadores 2018 A. A partida foi realizada às 17h30 (horário de Brasília).
Depois de toda a confusão envolvendo a partida que deveria ter sido disputada ainda no final de novembro, finalmente ela aconteceu, mas na Espanha. No primeiro jogo havia dado empate na Bombonera, 2 a 2. Por isto, esta partida, com caráter de campo neutro, iniciava tão equilibrada.
No primeiro tempo, o River teve muito mais posse de bola, só que sem converter em oportunidades. O Boca, pelo contrário, conseguiu ser mais incivo, criar boas chances e até marcar. Aos 44 minutos, contra-ataque puxado por Nández, que dá belo passe para Benedetto marcar e abrir o marcador.
No segundo tempo, no entanto, o River Plate começou a se encontrar e a exercer, de fato, um domínio mais perigoso da partida. Manteve a posse de bola, aumentou o número de finalizações e criou melhores chances. Assim, chegou ao empate aos 22 minutos com Lucas Pratto. Nacho Fernández e Palacios fizeram a jogada e só tocaram para ele deixar tudo igual.
Com o placar agregado em 3 a 3 e sem contagem de gols fora de casa, veio a prorrogação. Logo no começo, Barrios faz falta feia, recebe o segundo cartão amarelo e deixa o Boca com um a menos. A partir daí, o River foi para cima e o Boca tentou matar tempo e levar aos pênaltis.
No entanto, o colombiano Quintero, em um belo chute, virou aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação. A situação do Boca era complicadíssima: atrás no placar, com pouco tempo e com um jogador a menos. Mesmo assim o time tentou e pressionou, porém em vão. Até bola na trave teve, mas num contra-ataque, com o goleiro Armani na área do adversário, o River ampliou para 3 a 1, fechando o jogo.
Enfim podemos dizer que há um campeão da Copa Libertadores 2018. Depois de toda a confusão de adiamento da partida, dentro de campo tivemos um bom espetáculo. Um belo jogo com muita emoção e título para o River Plate.
Ficha técnica:
River Plate 3 x 1 Boca Juniors
River Plate: Armani; Montiel (Mayada), Maidana, Pinola, Casco; Palacios (Álvarez), Ponzio (Quintero), Pérez, Pity Martínez, Ignacio Fernández (Bruno Zuculini); Pratto. Técnico: Marcelo Gallardo
Boca Juniors: Andrada; Buffarini (Tevez), Izquierdoz, Magallán, Olaza; Barrios, Nández, Pablo Pérez (Gago); Villa (Jara), Pavón e Benedetto (Ábila). Técnico: Guillermo Schelotto
Gols: Lucas Pratto (22’ 2T), Quintero (3’ 2T) e Pity Martínez (15′ 2TP) para o River Plate.Benedetto (44’ 1T) para o Boca Juniors.
Arbitragem: Andres Cunha
Cartões amarelos: Ponzio (27’ 1T), Ignacio Fernández (35’ 2T), Maidana (37’ 2T) e Casco (15’ 2TP) pelo River Plate. Pablo Pérez (42’ 1T), Barrios (41’ 2T e 1’ 1TP) e Tevez (15’ 2TP) pelo Boca Juniors
Cartão vermelho: Barrios (1’ 1TP)
Público: 62.282 torcedores
Local: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Melhores Momentos:
