O Fortaleza conquistou a Copa do Nordeste de 2019 nesta quarta-feira ao bater o Botafogo da Paraíba por 1 a 0 no Almeidão, em João Pessoa na Paraíba. O clube cearense conquistou o título inédito da competição regional e se garantiu nas oitavas de finais da Copa do Brasil de 2020, prêmio ao campeão deste torneio.
Para ser campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza vem buscando vitórias desde o começo da temporada. Os cearenses terminaram com a liderança do Grupo A da competição.
Foram 13 pontos conquistados em oito jogos disputados. A equipe conciliava o regional com o Campeonato Cearense, do qual foi campeão ao bater o Ceará duas vezes na grande decisão.
No primeiro mata-mata da Copa do Nordeste, o Fortaleza enfrentou o Vitória, pelas quartas de finais. Em jogo único no Castelão, goleada por 4 a 0 da equipe de Rogério Ceni e classificação tranquila para as semifinais.
Na última etapa antes da grande decisão, o adversário do Leão seria o Santa Cruz. Em um jogo mais equilibrado, vitória do Tricolor por 1 a 0 e vaga garantida na finalíssima.
O Botafogo da Paraíba entrava no caminho do Fortaleza para chegar à final. A equipe paraibana havia vencido o confronto entre os times na fase de grupos, mas na final prevaleceu o time de maior investimento. O Tricolor venceu os dois jogos da final: 1 a 0 no Castelão e 1 a 0 no Almeidão, terminando a competição com a taça.
Leia mais:
Veja como está a temporada do Juventude, adversário do Grêmio na Copa do Brasil