(Por The Guardian)
Houve xingamentos, houve um abraço, houve um estranho monólogo que parecia que nunca terminaria. Donald Trump e o rapper Kanye West mostraram nesta quinta-feira seu romance de celebridades na mais estranha colisão da Casa Branca entre política e música desde que Richard Nixon recebeu Elvis.
West, 41, esculpiu seu próprio nicho na história ao proferir publicamente a palavra “filho da puta” no escritório de Franklin Delano Roosevelt, Ronald Reagan e Barack Obama. Ele se referiu a “infinitas quantidades de universo” e “universo alternativo”. Ele falou sobre como ele havia sido diagnosticado erroneamente com transtorno bipolar, quando na verdade ele era apenas privado de sono.
Ostensivamente convidado para a Casa Branca para discutir a reforma do sistema prisional, West vestiu um boné vermelho “Make America Great Again”, sentado em frente ao presidente da Resolute Desk, cercado por repórteres e fotógrafos. Trump, cujos partidários afro-americanos são poucos e distantes, gabou-se: “Kanye é um amigo meu há muito tempo”.
West lançou-se em uma apaixonada e ziguezagueante corrente de consciência que perpassou as relações raciais, os incentivos fiscais, a justiça criminal e a saúde mental, incluindo a justificativa mais peculiar de que ele apoia o presidente.
“Meu pai e minha mãe se separaram, então não havia muita energia masculina em minha casa, e também sou casado com uma família que, você sabe, não tem muita energia masculina, mas é linda”. ele disse. “Eu amo Hillary, eu amo todos, certo, mas a campanha ‘I’m With Her’ não me fez sentir, como um cara que não conseguia ver meu pai o tempo todo, como um cara que podia jogar com seu filho.
“Foi algo sobre quando eu coloquei este chapéu, me fez sentir como Superman. Você fez um super-homem. Esse é o meu super-herói favorito. Você fez uma capa de Super-Homem para mim”.
O encontro aconteceu menos de duas semanas depois que West fez uma demonstração pública de apoio ao presidente no programa Saturday Night Live. West levou uma enxurrada de críticas de muitos na indústria do entretenimento como resultado.
Levantando-se com o telefone na mão quando as câmeras clicaram e Trump olhou, ele gritou: “O que eu preciso do Saturday Night Live para melhorar e o que eu preciso que os liberais melhorem é, se ele não parecer bem, nós não parecemos bem. Este é o nosso presidente. Ele tem que ser o mais novo, o melhor, fazer as melhores coisas. ”
Para esse fim, ele fez a proposta surpresa de um substituto movido a hidrogênio para o Air Force One chamado de “iPlane 1”.
Quando West finalmente terminou sua fala, Trump disse: “Eu te digo, isso foi muito impressionante, pessoal.” Houve risos no quarto. “Isso foi uma coisa e tanto.”
Um jornalista de TV perguntou sobre a divisão racial de Trump. West desviou-se para atacar os liberais, em seguida, desafiou o repórter: “Eu não respondo a perguntas em frases simples. Você está provando um bom vinho que tem várias notas para ele. É melhor você jogar xadrez 4D comigo como se fosse Minority Report, porque não é tão simples assim. É complexo.
Trump, de braços cruzados, sorriu largamente. Perguntado se gostaria que West falasse em um de seus comícios de campanha, ele respondeu: “Ele pode falar por mim quando quiser. Ele é um cara esperto. Ele entende.
West é um futuro candidato presidencial? Trump respondeu: “Poderia muito bem ser.”
O rapper interveio: “Só depois de 2024. Vamos parar de nos preocupar com o futuro. Tudo o que realmente temos é o hoje. Nós só temos hoje… Trump está na jornada de seu herói neste momento e ele pode não ter esperado um filho da puta louco como Kanye West, mas acreditamos, vamos tornar a América ótima ”.
Então Trump, que não parecia se importar em jogar segundo violino pela primeira vez, tinha uma pergunta para West. Como se sente ao estar no Salão Oval? O rapper respondeu que era “boa energia”.