Finanças

Uso de pontos do cartão de crédito cresce 7%

Conversão de pontos em produtos ou milhas aéreas é o maior dos últimos anos.

cartoes de credito programa fidelidade

O poder de compras gerar pontos no cartão de crédito não é novidade para ninguém, mas segundo a última pesquisa divulgada pelo Banco Central, o brasileiro está “aprendendo” a utilizar estes pontos, trocando-os por produtos ou milhas aéreas para serem utilizadas em viagens.

Isso porque em 2018 o número de pontos que foram convertidos nestas “recompensas” cresceu cerca de 7%. A mesma porcentagem caiu em relação ao número de pontos expirado, onde a grande maioria tem validade de apenas um ano.

O número de pontos acumulados em 2018 também cresceu segundo o BC, uma alta de 3% em relação ao ano anterior, chegando em 212 milhões de pontos nos principais programas de fidelidade do Brasil e do mundo.

Conheça o novo empréstimo pessoal através do saque aniversário FGTS!

Cartões de crédito estão sendo mais usados

O crescente número se deve a facilidade em administrar estes pontos, já que hoje a grande maioria é feita através de um aplicativo pelo smartphone e também a alta do uso dos cartões de crédito e de seus programas de fidelidade.

Mas um fator que pode ter influenciado para que os números não fossem ainda maiores, foi a alta do dólar, já que grande parte dos programas de recompensas, tem a moeda americana como base para gerar tais pontos.

A Nubank tem forte influência na alta do uso de cartões de crédito e do acúmulo de pontos. A fintech conta com um programa de pontos que é baseado em “cashback”, onde os pontos poderão ser convertidos em descontos da próxima fatura e isso tem se mostrado muito interessante principalmente aos brasileiros.

O investimento de bancos e financeiras em publicidade positiva, facilidade de uso e incentivo a manutenção dos pontos, também tem ajudado para que os números cresçam cada vez mais. A expectativa é que em 2019 este número aumente ainda mais.

Hoje grandes empresas tem investido em “lembrar” o cliente de que ele pode usar seus pontos antes que expirem. Até pouco tempo atrás era vantagem que o cliente “esquece-se” tais pontos. Mas agora tudo está ao alcance de alguns toques e isso tem facilitado muito.

Quando é vantagem?

Porém nem sempre um programa de fidelidade é vantajoso. É preciso avaliar se o valor das passagens ou produtos fica inferior ao que é pago em anuidade. Avalie todos os custos anuais de um cartão, independente de ser anuidade ou taxa de adesão e verifique se é vantagem comprar com dinheiro ou trocar os pontos.

Cada programa tem um jeito diferente de acumular pontos, há opções que trocam 1 pra 1, ou seja, a cada real gasto equivale a um ponto. Mas há opções mais interessantes como o 1 pra 2, onde cada real gasto equivale a 2 pontos.

É preciso verificar se os valores gastos em pontos + a anuidade, realmente compensa o preço pago por produtos ou milhas.

Mas a facilidade com que esses tipos de programas vem evoluindo nos últimos dias, irá atrair muitos consumidores nos próximos anos.

Leave your vote

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

To Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.