Coréia do Norte diz que negociações nucleares são prejudicadas por manobras americanas e de Seul

As negociações para que a Coréia do Norte abandone suas armas nucleares estão em perigo porque os Estados Unidos parecem dispostos a quebrar a promessa de não fazer exercícios militares com a Coréia do Sul, disse a Coréia do Norte nesta terça-feira.

As negociações entre Coreia do Norte e EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, reativou os esforços para convencer a Coréia do Norte a renunciar às suas armas nucleares no mês passado, quando organizou uma reunião de improviso com seu presidente, Kim Jong Un, na fronteira entre as duas Coréias.

Trump disse que eles concordaram em retomar as chamadas conversas de trabalho, paralisadas desde o fracasso de sua segunda reunião em fevereiro. Espera-se que as conversas sejam retomadas nas próximas semanas.

No entanto, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte o questionou, dizendo que os Estados Unidos e a Coréia do Sul estavam avançando com manobras chamadas Dong Maeng neste verão, que ele chamou de “ensaio para a guerra”.

“Nós vamos tomar uma decisão sobre as negociações de nível de trabalho com os Estados Unidos, enquanto observamos o progresso dos Estados Unidos”, disse o porta-voz em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KCNA da Coréia do Norte.

As manobras devem ocorrer em agosto.

A Coréia do Norte denunciou há anos o treinamento militar entre os Estados Unidos e a Coréia do Sul.

“Está claro que as manobras são um treinamento em tempo real, um ensaio de guerra para esmagar militarmente nossa república”, disse o porta-voz da Coréia do Norte em um comunicado separado, acrescentando que Trump reafirmou na reunião do mês passado com Kim que o treinamento terminaria. .

Trump, em sua primeira reunião com Kim em Cingapura em junho do ano passado, disse que interromperia as manobras, depois que os dois líderes concordaram em trabalhar para a desnuclearização da península coreana e melhorar o relacionamento.

Fonte:Reuters Latin America