O petroleiro iraniano Adrian Darya 1, deixou Gibraltar nos últimos dias de agosto, após uma grande disputa diplomática entre o Irã, Reino Unido e Estados Unidos. O navio estava com 2,1 milhões de barris de petróleo iraniano.
E hoje o departamento de estado dos EUA confirmou a informação de que ofereceu milhões de dólares ao capitão do petroleiro. O chefe do Grupo de Ação, Brian Hook, enviou um email para o capitão, para que fosse possível fechar um acordo onde ele iria navegar o petroleiro para um lugar onde os Estados Unidos pudesse fazer a apreensão da embarcação.
O Adrian Darya 1 estava sob suspeita de transferir petróleo para a Síria, algo proibido pelo tratado de comércio com o Irã. Sob essa acusação ele acabou ficando preso em Gibraltar pelas autoridades britânicas no último mês de julho. O petroleiro só foi liberado após a garantia do Irã sobre o seu destino.
Os EUA tentou bloquear esta liberação emitindo um mandado de apreensão, porém não houve sucesso.
Começa guerra cibernética entre EUA e Irã.
Acusação
Segundo os EUA o petroleiro estava transportando 2,1 bilhões de barris de petróleo iraniano, que iriam beneficiar a Guarda Revolucionária do Irã, o que é considerado pelos americanos, uma vertente terrorista das forças armadas iranianas.
O que diz os emails?
O jornal Financial Times publicou uma matéria que cita parte do email enviado por Hook ao capitão indiano, Akhilesh Kumar, do petroleiro Adrian Darya 1. O email foi enviado antes das sanções impostas sobre o navio.
“Escrevo com boas notícias. O governo Trump está disposto a pagar ao capitão vários milhões de dólares para levar o navio a algum lugar que pudesse ser apreendido pelas autoridades americanas”
No email estava um número de telefone do departamento de estado americano, onde o capitão poderia entrar em contato e garantir a veracidade do acordo.
O caso chegou nas autoridades do Irã e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, através do seu Twitter pessoal, acusou os EUA de “suborno total”.
Having failed at piracy, the US resorts to outright blackmail—deliver us Iran’s oil and receive several million dollars or be sanctioned yourself.
Sounds very similar to the Oval Office invitation I received a few weeks back.
It is becoming a pattern.#BTeamGangsters pic.twitter.com/B1oQTLghWZ
— Javad Zarif (@JZarif) September 4, 2019
