10 milhões de brasileiros tem dinheiro esquecido em bancos: saiba como sacar

A partir desta terça-feira (28), pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

Desde 13 fevereiro é possível consultar se há algum saldo disponível em seu nome ou em favor de alguma empresa. Na ocasião, o próprio Banco Central informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. 

👉Veja também: Valores a Receber Banco Central

O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Feito o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Meio seguro para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Quanto mais alto o nível, mais seguro e mais serviços disponibilizados pelo Governo Federal.

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas já acessaram o sistema de consultas. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas tem recursos a receber. Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Dinheiro a receber dos bancos

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo mesmo antes de 7 de março.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta, basta fazer cadastro ou aumentar o nível de segurança. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e tipo do valor a ser recebido. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:
“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma chave Pix e informar os dados pessoais. 

“Solicitar via instituição”: O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário


Para evitar excesso de tráfego, o Banco Central escalonou os saques conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. 

O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.