CHAT GPT: Como fazer o seu TCC utilizando uma plataforma de inteligência artificial

Fonte: Freepik.com 

Saber utilizar as plataformas de tecnologia que existem hoje em dia é estar um passo à frente em relação aos demais estudantes. Um dos processos mais complicados que existem hoje em dia é o do TCC e que a maioria dos estudantes ainda precisa fazer, com uma rotina cheia com tantas atividades como trabalho, faculdade, trabalhos da casa e ainda mais os trabalhos diários da casa podem ser muito em relação ao modo que o TCC precisa ser feito. Para te ajudar o chat gpt para trabalhos acadêmicos pode ser essencial.

Como usar o CHAT GPT de forma intuitiva?

Apesar de muitas pessoas utilizarem o chat GPT é preciso saber como se faz a pesquisa e utilizar isso para montar um texto de maneira mais fácil e intuitiva. Apesar de ter alguns medos relacionados ao plágio, ainda assim é possível escrever um trabalho com qualidade e com garantia de que vai ser alcançado um bom resultado para todas as partes e sem nenhum plágio.

A grande vantagem com essas plataformas de inteligência artificial é que elas permitem que seja feita uma boa avaliação de todo o material que existe e que pode ser utilizado, fazendo assim um fichamento com material que está disponível para você.

Dessa forma o Chat GPT não vai fazer o seu TCC por você, a única coisa que ele vai fazer é possibilitar o acesso a dados de uma forma mais simples e permitir que esses dados sejam compilados e associados assim.

Plágio, isso não é assunto sério?

Fonte: Freepik.com

Sim, plágio é um assunto de extrema importância. Quando estamos falando de TCC é um caso que pode até mesmo desqualificar o aluno na hora, por isso que é muito importante que saiba como usar o Chat GPT e evitar que esse tipo de situação aconteça, garantir que o seu trabalho seja feito de maneira mais efetiva não pode significar perder a sua aprovação na banca.

Mas e o que pode gerar plágio em um trabalho de TCC utilizando o chat GPT? Algumas coisas, o foco é em como o CHAT GPT é uma ferramenta de pesquisa, ou seja, ele não cria nada. Tudo o que está no CHAT GPT é porque ele buscou em algum lugar que já existe na internet.

Tirar o seu texto direto do CHAT GPT é uma péssima ideia por esse motivo, ele pode levar a que sejam utilizadas ferramentas de consulta de plágio pelos seus professores. Além disso todo texto que é gerado pelo IA possui um meio de rastreamento na internet e isso pode levar a um caos na hora de corrigir o seu trabalho.

Tenha muita atenção no seu trabalho e evite que os plágios sejam gerados em momentos como esses.

Afinal, usar o Chat GPT é seguro?

O que é importante saber é que a inteligência artificial nunca vai substituir as pessoas e que ela é apenas um instrumento que vai ser utilizado para facilitar o trabalho como um todo. Assim antes de poder iniciar o seu trabalho você precisar ter em sua mente fixo a ideia de que o Chat GPT não vai escrever o se trabalho por você, mas que ele pode facilitar esse processo.

Exemplos do jeito seguro de usar o Chat GPT

Existem algumas atividades que o Chat GPT pode fazer por você e que vai facilitar a sua vida como um todo. Abaixo nós trouxemos alguns usos que antes eram manuais e que podem vir a ser feitos inteiramente pela inteligência artificial.

  • Fichamento de material acadêmico;
  • Compilação de resultados de trabalhos iguais ao seu;
  • Como evitar plágios de forma eficaz;
  • Quais os trabalhos que foram feitos em torno de um tema;
  • Tradução eficaz de um trabalho acadêmico em outra língua como em alemão ou em inglês;
  • Verificação dos pontos falhos de comunicação entre o seu orientador e você;
  • Acompanhar resultados de diferentes trabalhos acadêmicos.

Essa lista é gigante, esses são alguns dos jeitos que a ferramenta pode ser usada para evitar que muito tempo seja gasto. Mas ainda assim é importante relembrar que nada vai substituir o trabalho e dedicação de montagem do seu TCC, esse é um trabalho que precisa ser feito pelo estudante.