Notícias

Dono da Havan, Hang critica exigências para PNE em loja de SC

luciano hang reclama sinalização para cegos e deficientes

No final desta sexta-feira (20/12) o empresário e dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, publicou um vídeo em suas redes sociais, onde acabou criticando a obrigação de instalar piso tátil e disponibilizar cadeira de rodas automatizada em uma de suas lojas na cidade de Chapecó, Santa Catarina.

O vídeo publicado no Facebook conta com 16 minutos e foi visualizado por mais de um milhão de pessoas. Sua crítica é em virtude da terceira loja na cidade, que foi inaugurada nesta sexta-feira.

Filha mais velha de Michelle Bolsonaro, Letícia Firmo, aparece no Palácio da Alvorada.

Ele disse:

“A prefeitura de Chapecó conseguiu ultrapassar o ridículo. Olha só essa loja linda, maravilhosa. Chega aqui na porta e coloca isso aqui” (apontando para o piso tátil).

Ele cita que o piso tátil “leva o nada ao lugar nenhum e que é uma coisa muito feia”. “Esta é a única loja no Brasil com isso, que não vale nada”.

O piso tátil acaba formando um retângulo na entrada da loja Havan. Hang diz que se o deficiente visual passar por ali, irá ficar dando voltas.

Sua revolta é, ele diz que se algum deficiente visual ir até a sua loja, ou irá com alguém ou irá receber uma atenção especial dos seus colaboradores. A marcação no solo só irá servir para que ele fique indo pra lá e pra cá.

“Não precisa botar aquele negócio para ele ficar que nem uma galinha tonta. É um absurdo.”

Vagas para Idosos e Deficientes físicos

Outra reclamação de Hang é com relação a exigência de colocação de placas indicativas para as vagas reservadas à idosos e pessoas com deficiência. Ele cita que em qualquer do mundo há vagas para essas categorias, porém em Chapecó conseguiram exigir que sejam instaladas placas de 2,5m para sinalização.

“Em qualquer lugar do mundo basta fazer uma marcação no solo”.

“Não acho justo é obrigar um comerciante a comprar uma cadeira de rodas elétrica. É obrigatório em Chapecó.”

Ele diz que suas lojas são as mais acessíveis do Brasil, onde ninguém reclama delas. Essa nova loja em Chapecó, por exemplo, tudo é em um único andar, no nível de rua e os corredores contam com 4 metros.

Mas a maneira como Hang tratou o assunto, pareceu desrespeitosa para a grande maioria da população.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top