Feito inédito: a Inglaterra domina o futebol europeu; veja detalhes

Arsenal e Chelsea garantiram suas presenças na final da Liga Europa na última quinta-feira. Antes, Liverpool e Tottenham tornaram-se os finalistas da Liga dos Campeões. Quatro ingleses e o feito de pela primeira vez na história quatro clubes de um mesmo país nas decisões das duas principais competições do continente.

Em outras duas ocasiões isso também aconteceu, mas com três campeonatos em disputa (e seis equipes no total). Em 1961/62, a Espanha contou com quatro times: Valencia, Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. A Itália em 1989/90 teve Fiorentina, Juventus, Milan e Sampdoria na disputa de três canecos.

ESPANHA FORA

Pela primeira vez desde 2013 nenhum time espanhol está na final da Liga dos Campeões/Liga Europa. Naquela ocasião a principal competição de clubes do mundo teve Bayern de Munique x Chelsea, enquanto que a outra contou com Chelsea x Benfica.

TRÊS TIMES DA MESMA CIDADE

Também é inédita a presença de três times da mesma cidade (no caso Londres) disputar as duas finais europeias: Chelsea, Arsenal e Tottenham.

MESTRE DA LIGA EUROPA

Unai Emery superou 23 eliminatórias da competição (2 fases prévias, 3 fases de grupo, 4 fases de 16 avos, 4 fase de oitavas, 4 fases de quartas, 3 fases de semifinal e 3 finais). Ele foi campeão três vezes seguidas com o Sevilla (2013/14, 2014/15 e 2015/16) e vai para a sua quarta final e seis anos. Ao lado de Giovanni Trapattoni (com Inter de Milão e Juventus) é o maior campeão do torneio.

DUPLA AFIADA

Aubameyang e Lacazette se tornaram os primeiros jogadores a marcarem três gols numa semifinal europeia com a camisa do Arsenal. O francês fez dois na ida e um na volta, e o gabonês fez um hat-trick na volta (primeiro na história do clube a conseguir o feito).

INVENCIBILIDADE ATUAL

O Chelsea não perde há 17 jogos pela Liga Europa, sendo 14 vitórias e três empates, recorde absoluto da competição.

FAZIA TEMPO

O Arsenal não chegava numa final de Copa da Uefa/Liga Europa desde 1999/00. Na ocasião perdeu a decisão para o Galatasaray. O time contava com nomes como Seaman, Bergkamp, Petit, Vieira, Overmars, Henry e Sylvinho.

ÚLTIMAS QUATRO FINAIS EUROPEIAS DO ARSENAL

• 1995 – Supercopa da UEFA – Derrota
• 1995 – Cup Winners’ Cup – Derrota
• 2000 – Copa da UEFA – Derrota
• 2006 – Liga dos Campeões – Derrota

PETR CECH

O goleiro fez história com a camisa do Chelsea e agora vai enfrentar os Blues na final da Liga Europa com a camisa do Arsenal em sua despedida do futebol.

HENRIKH MKHITARYAN FORA?

O jogador do Arsenal, por ser da Armênia, é proibido de entrar no Azerbaijão, local da final da Liga Europa.