Liverpool na final! Ingleses fazem 4 a 0 no Barcelona em Anfield; tudo o que você precisa saber sobre o jogaço; números e curiosidades

Em uma partida memorável, o Liverpool conseguiu reverter a vantagem do Barcelona – 3 a 0 construída no Camp Nou – e mais uma vez está na final da Liga dos Campeões – na edição passada o time foi vice-campeão ao perder a decisão para o Real Madrid. Os gols da partida, que terminou 4 a 0, foram marcados por Origi e Wijnaldum, duas vezes cada. Confira tudo o que você precisa saber sobre o jogaço desta terça-feira, com números e curiosidades:

BARCELONA FREGUÊS DO LIVERPOOL

Em quatro eliminatórias entre as equipes, o time inglês eliminou os espanhós em todas as ocasiões: nas semifinais de 1976 e 2001 da Taça da UEFA, nas oitavas da Liga dos Campeões de 2007 e na semifinal da Liga dos Campeões de 2019.

LIVERPOOL DE JURGEN KLOPP

Desde que Jurgen Klopp assumiu o Liverpool, o time não foi eliminado em mata-mata de competições europeias. Foram quatro de Liga Europa (perdeu a final de 2016) e sete de Liga dos Campeões (perdeu a final de 2018).

ORIGI E WIJNALDUM

Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões, dois jogadores fizeram um doblete num mesmo jogo diante do Barcelona.  Origi iniciou como titular por conta dos desfalques de de Roberto Firmino e Salah no setor ofensivo dos Reds e fez seus dois primeiros gols pelo torneio. Wijnaldum entrou na segunda etapa e fez dois gols em dois minutos, aos 54 e 56 minutos. Foi o doblete mais rápido contra o Barcelona em toda a história da competição, exatos dois minutos e dois segundos.

SEM FIRMINO E SALAH

Das últimas 107 partidas do Liverpool, Salah jogou em 102 e Firmino, 101. Antes do jogo desta terça-feira, apenas uma vez os dois foram ausência na mesma partida: Leicester 2×0 Liverpool, pela Copa da Liga.

ALISSON DE NOVO NO CAMINHO DO BARCELONA

Na edição passada, o goleiro da Roma na remontada diante do Barcelona era o arqueiro da seleção brasileira. Na ocasião, o time italiano perdeu na ida por 4 a 1 e conseguiu eliminar os espanhóis após 3 a 0 em casa.

REMONTARAM UMA SEMIFINAL DEPOIS DE PERDER POR TRÊS GOLS

Foi a terceira vez na história da Liga dos Campeões em que houve uma remontada de três gols numa semifinal, depois de Panathinaikos, contra o Estrela Vermelha em 1971, e Barcelona, em 1986 diante do Gotemburgo.

PELA QUINTA VEZ NESTA EDIÇÃO

É a quinta vez que uma equipe perde a ida da eliminatória, mas progride na Liga dos Campeões nesta temporada – mais do que em qualquer temporada anterior da competição. Além disso,  Liverpool é o primeiro time inglês a disputar finais consecutivas da Liga dos Campeões desde o Manchester United em 2008 e 2009.

INGLESES NA FINAL

O Liverpool é o recordista de finais entre times da Inglaterra, com nove. Na sequência, aparecem: Manchester United (5), Chelsea (2), Nottingham Forest (2), Arsenal, Aston Villa e Leeds (1).

No geral, apenas Real Madrid (16), Milan (11) e Bayern de Munique (10) participaram de mais finais do que os Reds.

MUITOS GOLS SOFRIDOS FORA DE CASA

Nas últimas sete partidas atuando como visitante pela Liga dos Campeões, o Barcelona levou três ou mais gols em quatro delas: 4-0 PSG; 3-0 Juventus; 3-0 Roma; 3-0 Liverpool. No mesmo período, o time espanhol marcou apenas duas vezes: contra o Chelsea em 2018 (Messi) e Luke Shaw (gol contra diante do Manchester United nesta edição).

DEPOIS DE CINCO EDIÇÕES COM ESPANHÓIS…

Depois de quatro troféus do Real Madrid e um do Barcelona nos últimos anos, o campeão desta edição da Liga dos Campeões será inglês ou holandês. Tottenham e Ajax jogam nesta quarta-feira pela outra vaga na final. Vale lembrar que a decisão de 2018/19 será na Espanha, no estádio do Atlético de Madrid.