Notícias

Mancha de óleo iniciada no nordeste, chega ao Rio de Janeiro

Pequenos fragmentos de óleo são recolhidos em São João da Barra.

oleo chega ao rio de janeiro

O desastre natural envolvendo o derramamento de óleo na região do Nordeste brasileiro que havia alcançado as praias do Espírito Santo na última semana, agora chegaram ao Rio de Janeiro.

Diversos pequenos fragmentos foram encontrados na Praia de Grussaí, localizada em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que manchas desta natureza são identificadas no estado.

O responsável pela divulgação do caso foi o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), uma organização que faz parte da Marinha brasileira e que vem fazendo os estudos sobre o derramamento de óleo criminoso no litoral. Outros que fazem parte do GAA são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Todos estão engajados em buscar respostas para o ocorrido.

Material em análise

Cerca de 300g do material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e o resultado foi o que já se esperava. O óleo é compatível com o encontrado no litoral do Nordeste e recentemente no Espírito Santo.

Faixa de renda e o nome do Minha Casa Minha Vida vai mudar em 2020.

Militares na região

Depois da identificação do óleo, um grupo de militares da Marinha do Brasil já está no local realizando a limpeza e o monitoramento de novos “focos” do óleo. Até o fim desta tarde agentes do IBAMA devem chegar na região para compor a equipe.

O Rio de Janeiro é o 11º estado do Brasil a ter confirmação do óleo derramado inicialmente próximo ao nordeste. Até o momento haviam sido atingidos os estados do Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Sergipe e também o Espírito Santo.

Conforme foi avançando pelos litorais, a incidência acabou sendo menor, mas ainda sim preocupa as autoridades.

O IBAMA divulgou um levantamento na última quinta-feira (21/11) onde 724 regiões foram contaminadas. Só no nordeste 72% dos municípios foram afetados.

Óleo avançando

Na última semana o óleo chegou até Vitória no Espírito Santo, fragmentos estavam na areia da praia de Camburi.

O início de tudo ocorreu nas praias da Paraíba. Em todos os locais por onde passou o material é o mesmo, um petróleo sem beneficiamento.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top