Os principais eventos esportivos em janeiro de 2023

O ano mal começou e os amantes do esporte já têm muito o que assistir ao longo de janeiro. Além dos campeonatos estaduais e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, outras modalidades vão agitar o calendário esportivo pelo mundo, inclusive com a participação de atletas e equipes do Brasil no tênis, handebol, poker, hóquei sobre a grama e vôlei de praia.

Por sua vez, duas das competições mais aguardadas pelos torcedores acontecerão somente em fevereiro. Com presença do Flamengo, o Mundial de Clubes começa no dia 1º, enquanto as rodadas iniciais da Copa Libertadores terão início no fim do mês, com o Atlético-MG, campeão da edição de 2013, e o Fortaleza buscando suas vagas na fase de grupos.

Aberto da Austrália de tênis

O primeiro dos quatro torneios de Grand Slam que compõem o calendário do tênis acontece já nas primeiras semanas da temporada. Neste ano, a competição realizada na cidade de Melbourne, na Austrália, será disputada entre os dias 15 e 29 de janeiro, com as presenças do atual campeão, Rafael Nadal, e do maior vencedor da história da competição, Novak Djokovic, com nove troféus.

Além disso, o Australian Open de 2023 terá a participação de importantes jogadores do Brasil. Sensação da temporada passada e atual número 15 do mundo, Beatriz Haddad Maia é o principal nome do país nas chaves de simples e duplas. Também estão garantidos Thiago Monteiro no individual e Luisa Stefani, Rafael Matos, Marcelo Melo e Marcelo Demoliner nas duplas.

Mundial de handebol masculino

Sediado na Polônia e na Suécia, o 28º campeonato mundial de handebol masculino será disputado por 32 equipes entre 11 e 29 de janeiro. Em busca de um título inédito na sua história, o Brasil é um dos quatro representantes da América do Sul e forma o Grupo C ao lado do Uruguai, Cabo Verde e dos anfitriões suecos. A pré-lista de atletas convocados foi anunciada no fim de dezembro.

Essa é a segunda vez que a competição será realizada em dois países simultaneamente, repetindo o que aconteceu em 2019, quando Alemanha e Dinamarca dividiram o evento. Os dinamarqueses, aliás, são os atuais bicampeões, tendo triunfado também no Egito em 2021. A maior vencedora de todos os tempos é a França, com seis conquistas.

BSOP Bahamas de poker

De 22 a 24 de janeiro, as Bahamas sediarão a primeira etapa do Brazilian Series of Poker 2023, o Campeonato Brasileiro de Poker. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em e tem a chancela do PokerStars, uma das principais plataformas online da modalidade no mundo.

Com a participação dos melhores atletas nacionais e a presença de jogadores estrangeiros, o circuito BSOP é o mais importante do país. Além da etapa das Bahamas, a temporada 2023 terá outras seis edições ao longo do ano: Rio de Janeiro (2 a 4 de março), São Paulo (29 de março a 4 de abril), Brasília (1 a 6 de junho), São Paulo Winter Millions (19 a 26 de julho), Foz do Iguaçu (5 a 10 de outubro) e São Paulo BSOP Millions (15 a 29 de novembro).

Copa do Mundo de hóquei sobre a grama masculino

hockey, competition, ball

Palco da última edição do campeonato mundial de hóquei sobre a grama masculino, disputado em 2018, a cidade indiana de Bhubaneswar receberá novamente o evento, de 13 a 29 de janeiro, dividindo agora o protagonismo com o município de Rourkela. Esta será a primeira vez que a competição repetirá uma sede desde que o torneio foi criado, em 1971.

Ao todo, 16 países se classificaram para a Copa do Mundo. Com o Brasil de fora, Argentina e Chile representarão os sul-americanos, tentando trazer um troféu inédito para o continente. Em 14 edições já realizadas, apenas Paquistão (4), Holanda (3), Austrália (3), Alemanha (2), Índia (1) e Bélgica (1) já foram campeões.

Finais do vôlei de praia

O Circuito Mundial Pró Vôlei de Praia 2022 será decidido somente entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2023, em Doha, no Qatar. Reformulado e inaugurado em 2022, o novo Beach Pro Tour foi composto por nove eventos de elite ao longo da temporada, com a participação das 16 melhores equipes do mundo. Agora, as dez mais bem ranqueadas disputarão o torneio final nas areias árabes.

Ao todo, o Brasil enviará quatro duplas para o Finals. Entre os homens, estão classificados George e André, quarto colocados, e Renato e Vitor Felipe, oitavos na tabela. No feminino, Duda e Ana Patrícia são as líderes do ranking, enquanto Bárbara e Carol aparecem em segundo lugar.