Hoje dia 26/05/2019, mais de um milhão de pessoas estão na orla de Copacabana, Rio de Janeiro, em um ato pró reformas propostas pelo atual governo. O povo está pedindo a aprovação da Reforma da Previdência completa e não a chamada “Reforminha” proposta pela Câmara dos Deputados comandada por Rodrigo Maia, uma das principais propostas para o equilíbrio das contas públicas no futuro e equiparação de direitos entre o cidadão e os parlamentares.
Outra proposta que faz parte da pauta dos brasileiros que estão hoje nas ruas é com relação ao Pacote Moro, contra corrupção e outras reformas necessárias para evitar que as velhas práticas da política continuem perpetuando no país.
As manifestações pacíficas acontecem logo após o COAF ser transferido do Ministério da Justiça, comandado por Moro, para o Ministério da Economia, comandada por Paulo Guedes. No entendimento de Moro, a avaliação dos casos é mais relevante estar na Justiça do que na Economia e isto pode ter sido uma retaliação da câmara contra as últimas atitudes do Governo.
Os manifestantes pedem que os partidos do Centrão se posicionem a favor das propostas do Governo, onde seus votos são fundamentais para a Reforma da Previdência e outras reformas que Jair Bolsonaro e toda a sua equipe governamental tem proposto nos últimos dias.
No Twitter a hashtag #BrasilNasRuas já conta com mais de 500 mil tweets. Copacabana está com a sua rede 4G congestionada, pois muitos manifestantes estão publicando fotos e vídeos em tempo real da população. Alguns portais já até questionaram a quantidade, mas as imagens mostram que a população está sim em peso na região.
Manifestantes na Av Paulista entram no coro “Fora MBL”#BrasilNasRuas pic.twitter.com/qqNWoggt1y
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) 26 de maio de 2019
Sem apoio
As manifestações deste domingo (26/05) não contam com o apoio de boa parte dos partidos de direita. Isso mostra que os brasileiros estão interessados em pedir mudanças no país e não somente seguir as orientações de partidos.
Para quem achava que Bolsonaro estava desamparado por partidos contra o governo e até aliados, o presidente conta com o apoio de uma massiva parte da população que o elegeu com mais de 60 milhões de votos.
A esperança é que os parlamentares possam ver que a população acordou e que se for preciso irá tira-los do poder.
Update*
Nesta 14hs, a polícia militar informou que já são sete quarteirões bloqueados pelas manifestações.
Acompanhe todas as informações sobre as manifestações:
