Presidente Rouhani fica enfraquecido com intensificação da pressão americana sobre o Irã

O presidente Rouhani fica enfraquecido com crescente intensificação da pressão americana sobre o Irã. Por conta disso, isso fez com que seus opositores de linha dura se tornassem mais assertivos em casa e no exterior, de acordo com o desenrolar de acontecimentos recentes.

Leia tambémAtivistas pró-aborto dos EUA combaterão a lei antiaborto no Alabama.

Presidente Rouhanni fica enfraquecido após a intensificação da pressão americana sobre o Irã

presidente Rouhani fica enfraquecido com a crescente intensificação da pressão americana sobre o Irã
(AP Photo/Ebrahim Noroozi)

Quando ele sucedeu o líder rebelde Mahmoud Ahmadinejad em 2013, Rouhani era visto como uma figura do establishment que pouco faria para acabar com o longo impasse do Irã com o Ocidente. Dois anos depois, seu governo assinou o acordo nuclear com seis potências mundiais que estimulou esperanças de uma mudança política mais ampla. Porém agora com a intensificação da pressão americana sobre o Irã o presidente Rouhani fica enfraquecido.

Leia tambémFracasso das vendas no varejo dos EUA pode ser indicativo de desaceleração da economia americana.

O presidente Rouhani fica enfraquecido agora. Seu irmão, um assessor importante no acordo de 2015, foi condenado à prisão por acusações de corrupção não especificadas. Além disso, um rival da linha dura lidera o judiciário e seu governo está sendo criticado por responder muito suavemente à intensificação da pressão americana sobre o Irã.

O acordo de desnuclearização do Irã

Trump disse que amenizar a intensificação da pressão americana sobre o Irã e as restrições ao programa nuclear iraniano não impediu que Teerã se intrometesse em estados vizinhos ou desenvolvesse capacidades de mísseis balísticos. O presidente Rouhani fica enfraquecido com a crescente escalada de tensão com os EUA.

Leia também:Imposição de tarifas sobre carros e peças importadas nos EUA pode ser adiada por Trump.

Mas a retirada dos EUA do acordo nuclear um ano atrás e tentativas subsequentes de acabar com as exportações de petróleo do Irã levaram a um forte aumento da tensão regional: o Exército dos EUA disse na terça-feira que está se preparando para “possivelmente iminentes ameaças às forças dos EUA”. forças apoiadas no vizinho Iraque.

Rouhani pediu às facções opostas que trabalhem juntas e observou limites em seu poder em um país onde um governo eleito opera sob o governo clerical e ao lado de poderosas forças de segurança e um influente judiciário.

“Quanta autoridade o governo tem nas áreas que estão sendo questionadas deve ser examinada”, disse Rouhani no site da presidência no sábado, uma aparente tentativa de se defender da ira pública por causa da queda dos padrões de vida.

Ebrahim Raisi, que se tornou chefe do Judiciário em março e é candidato a suceder o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, disse que todos os poderes do governo têm autoridade suficiente para desempenhar suas funções.

A mídia local interpretou a declaração como uma repreensão direta de Raisi, que concorreu contra Rouhani na eleição presidencial de 2017. O presidente Rouhani fica enfraquecido ainda mais com essa atitude.

Em 4 de maio, o irmão de Rouhani, Hossein Fereydoun, foi condenado à prisão. O Judiciário não deu detalhes sobre as acusações contra ele e as tentativas da Reuters para buscar comentários não tiveram sucesso. O judiciário disse que não tem motivação política para os casos que tenta.