Sociedade

Ativistas pró-aborto dos EUA combaterão a lei antiborto no Alabama

ativistas pró-aborto dos EUA lei antiborto do alabama

Ativistas pró-aborto dos EUA prometeram nesta quarta-feira desafiar uma lei antiaborto do Alabama que proíbe o aborto em quase todos os casos, incluindo gravidezes resultantes de estupro ou incesto, que fazem parte da decisão da Suprema Corte de reconsiderar a decisão de 1973.

As manifestações das ativistas pró-aborto dos EUA e a lei antiaborto no Alabama

ativistas pró-aborto dos EUA lei antiborto do alabama

Reprodução – Saulo Loeb/AFP

A governadora do estado, Kay Ivey, tem uma semana para assinar ou vetar o projeto de lei antiborto do Alabama, que se tornaria a lei antiaborto mais rigorosa do país. Ela é uma forte opositora do aborto, mas até agora não comentou se assinaria a conta.

+ Santo Expedito:saiba uma oração poderosa e a história do Santo das Causas Urgentes.

Leana Wen, presidente da Federação de Planned Parenthood of America, disse que seu grupo contestaria a medida no tribunal se ela tivesse efeito. Além disto, ativistas pró-aborto dos EUA afirmaram que vão lutar com todas as forças contra a lei antiborto do Alabama.

+Goleiro da Chapecoense ataca namorada com faca em Minas.

“Nós não temos escolha. Para nós, isso é sobre a vida de nossos pacientes ”, disse Wen a repórteres em uma teleconferência. “Temos que abrir processos. Estamos falando sobre os direitos das gerações vindouras. ”

+Dogolachan:atiradores de Suzano pediram dicas no Fórum Extremista.

A Paternidade Planejada se juntou à União das Liberdades Civis Americanas (ACLU) na quarta-feira, apresentando uma contestação legal à recente proibição de aborto feita por Ohio após seis semanas.

A legislação estadunidense sobre o aborto

A legislação para restringir o direito ao aborto foi introduzida este ano em 16 estados, quatro dos quais governadores assinaram projetos de lei que proíbem o aborto se uma pulsação embrionária puder ser detectada.

A lei do Alabama vai além, proibindo o aborto a qualquer momento, a menos que a saúde da mãe esteja em perigo. Aqueles que realizam abortos estariam cometendo um crime, punível com 10 a 99 anos de prisão. Uma mulher que recebe um aborto não seria responsabilizada criminalmente.

O Senado estadual derrotou uma emenda democrata que teria permitido abortos legais para mulheres e meninas impregnadas por estupro ou incesto.

O confronto entre os ativistas favoráveis e contra o aborto nos EUA

Ativistas pró-aborto dos EUA disseram que tentariam convencer Ivey a se recusar a assinar a medida. Alguns no Twitter pediram aos seus aliados que enviassem cabides para Ivey, como um lembrete das práticas ilegais de aborto antes que fosse legal.

Os defensores do anti-aborto sabem que qualquer lei que eles aprovarem será desafiada pelos ativistas pró-aborto dos EUA. Tribunais neste ano bloquearam uma lei restritiva do Kentucky e outra em Iowa, no ano passado.

Mas partidários da proibição do Alabama disseram que o direito à vida do feto transcende outros direitos, uma idéia que eles gostariam de testar na Suprema Corte.

A alta corte, agora com maioria de juízes conservadores depois que o presidente republicano, Donald Trump, nomeou dois, poderia derrubar Roe v. Wade, a decisão histórica de 1973 que estabelece o direito de uma mulher ao aborto.

Só neste ano, Geórgia, Kentucky, Mississippi e Ohio proibiram o aborto depois que um médico pode detectar um batimento cardíaco embrionário.

Os opositores chamam a legislação de “heartbeat” uma proibição virtual, porque a atividade cardíaca embrionária pode ser detectada logo em seis semanas, antes que uma mulher possa estar ciente de que está grávida.

A atriz e uma das  ativistas pró-aborto dos EUA, Alyssa Milano, pediu uma greve sexual sob a hashtag #SexStrike, em resposta às campanhas contra o aborto, pedindo às mulheres que recusem sexo com homens “até que tenhamos autonomia corporal”.

Leave your vote

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

To Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.