Como reformar casas antigas gastando pouco?

Às vezes acontece que queremos remodelar a casa, mas o orçamento para investir em novos móveis ou novos elementos de decoração é limitado. Dessa forma, a pergunta que fica é: como reformar casas antigas gastando pouco?

Em primeiro lugar, optar por um serviço de locação de equipamentos irá diminuir muito o gasto geral da obra. Contudo, há outras dicas que podem lhe ajudar.

Para ajudar você a entender mais sobre como reformar casas antigas gastando pouco, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como reformar casas antigas gastando pouco?

1. Selecione o espaço para remodelar e avalie todos os elementos nele

Para começar a remodelar sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é escolher o espaço no qual você concentrará seu esforço, como cozinha, banheiro, sala de estar, quartos, etc. Posteriormente, é importante que você revise todos os elementos que a área possui, como:

  • Prateleiras e armários.
  • Móveis, lâmpadas e almofadas.
  • Cortinas ou persianas.
  • Utensílios e acessórios.
  • Fogão, geladeira e microondas.
  • Cama, escritório, mesa, etc.

Depois de avaliar cada objeto, decida quais permanecerão no espaço, aqueles que você reciclará ou poderá renovar para dar a eles outro uso e selecione os que você pode doar ou até mesmo vender para aumentar seu orçamento de remodelação.

2. Aumente a eficiência do espaço com móveis multifuncionais

Entre as principais razões de uma remodelação é tentar aumentar o espaço, que você pode obter em primeira instância com a ajuda de móveis multifuncionais.

Atualmente, existem muitas peças de mobiliário desse tipo, como mesas ou bancos com armários, gavetas e prateleiras, que podem maximizar sua utilidade e lhe dar muito espaço extra. Explore a opção de investir em novos elementos que tenham uma dupla função, peça ao carpinteiro do seu bairro para fazer alguns ajustes nos móveis que você já possui ou até mesmo renová-los você mesmo.

Caso esses tipos de itens não sejam suficientes para lhe dar o espaço de que você precisa, você pode considerar uma extensão da sala e, assim, redimensionar completamente a área.

3. Pinte as paredes com sua cor favorita

Com o passar do tempo, as paredes de qualquer sala ficam sujas e se desgastam, o que gera a percepção de uma sala antiga e maltratada. Não importa a cor ou tom que você prefira, qualquer espaço em sua casa será completamente renovado com uma nova camada de tinta.

Lembre-se de levar em conta o tamanho do espaço ao escolher um tom claro ou escuro. Se a sala que você vai pintar for um pouco mais estreita, você pode optar por cores claras, o que o ajudará a ampliar visualmente o espaço e também lhe dará muito mais luz.

4. Mude o chão do espaço

Outra opção que pode dar uma volta de 360 graus a qualquer área da sua casa é mudar o chão, seja concreto, vinil, laminado ou azulejo; e que você contrate alguém para fazer o trabalho ou fazê-lo sozinho.

Caso a sala que você deseja consertar tenha um piso laminado, piso de vinil ou azulejo, você pode alterar apenas as peças que mostram algum desgaste, uma grande vantagem desse tipo de revestimento.

Uma vez pronto, você pode fazer uma limpeza profunda usando um limpador especial para cada tipo de piso, então você pode poli-lo ou recorrer a ceras e óleos especiais que você encontrará em supermercados.

5. Crie suas próprias prateleiras e armários

Materiais de madeira ou plástico, blocos de concreto, placas e tubos podem ser convertidos em prateleiras perfeitamente funcionais com um pouco de cor e uma broca. 

Fazê-los você mesmo só exigirá que você invista um pouco de dinheiro em tinta, parafusos, plugues ou cola e um fim de semana.

6. Adicione mais luz à sala

A luz é de extrema importância em qualquer cômodo de uma casa e uma excelente opção para implementá-la sem investir grandes orçamentos é:

  • Expanda sua instalação elétrica com alguns holofotes extras.
  • Use holofotes LED de luz fria, que darão mais luminosidade e durarão muito mais tempo.
  • Invista em algumas lâmpadas para aqueles cantos que são muito escuros.

Imagem de Harry Strauss por Pixabay

Deixe um comentário

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->