Entretenimento

Jefferson Golçalves faz tour celebrando seus 30 anos de carreira

A primeira atração de março no Teatro Rival Refit estreia amanhão, dia 03 de março: O consagrado gaitista Jefferson Golçalves, que vai comemorar seus 30 anos de carreira em mais um show em parceria do Teatro Rival Refit com a Banca do Blues, no dia 3 de março. Uma das maiores referências do cenário da gaita no Brasil e no mundo, o artista é elogiado por músicos e pela imprensa, inclusive a internacional. Jefferson Golçalves vai mostrar seu estilo inconfundível e original, apresentando misturas autênticas e criando uma atmosfera tipicamente brasileira. Com abertura da banda “blueseira” Back2Blues, a noite, certamente, ficará marcada na rica história do palco mais democrático do Rio!

Comemorando seus 30 anos com essa apresentação em março, o que o público poderá esperar ver no palco?

Esse é o 1° show dessa tour de 30 anos de carreira, depois do Rival seguimos para Taubaté SP. Mas esse show é especial pois teremos convidados que tem uma grande importância em minha carreira, faremos um resumo desses 30 anos com músicas que marcaram minha trajetória musical.

Foto: Samuel Macedo

Como está sendo contar com a parceria com a Banca do Blues?

A Banca do Blues é um projeto muito importante para o cenário, desde que acontecia na rua e infelizmente foi proibido, a ideia de levar esse estilo de música para o povo é sensacional! Infelizmente nossos governantes achavam que o projeto atrapalhava o trânsito e a ordem da cidade, mesmo acontecendo sábado à noite no centro do Rio num local de pouco movimento, fazer o que! Rs 

O importante é que que o Teatro Rival levou esse projeto para dentro das suas dependências e o público tem comparecido para prestigiar os shows, a ideia de sempre colocar uma banda nova  abrindo a noite é muito importante pois isso renova o cenário, no dia 3 teremos a banda Back2blues que se destaca no cenário da nova geração do Blues carioca. Essa dobradinha só está acontecendo graças a filosofia da Banca do Blues de renovar o cenário com novas bandas, formação de plateia e principalmente com preços acessíveis. Fico muito feliz em participar do projeto.

Qual você considera ter sido o maior momento de sua história na música?

Graças a Deus tenho ótimos momentos na minha carreira, conseguir viver exclusivamente de música e gaita a 30 anos é um privilégio, mas tem um momento que gosto de destacar que foi ter a presença do mestre Laudir de Oliveira tocando com a gente, Laudir foi um grande percussionista brasileiro, ele tocou com os maiores artistas do jazz, Rock e Blues, gravou o 1° LP de Joe Cocker, gravou com Jackson Five e tocou durante 8 anos com o Grupo Chicago, onde ganhou o Grammy.

Recentemente lançamos nas plataformas digitais um CD gravado ao vivo no Teatro da UFF com a participação desse mestre que nos deixou em 2017, tocar com ele foi um marco em minha carreira. 

Foto: Samuel Macedo

Considerado uma das maiores referências da gaita no Brasil, o que pode nos contar sobre o começo de sua carreira?

Não me considero “MAIOR” referência e sim um gaitista que começou a tocar numa época de pouca informação do instrumento e graças aos gaitistas que vieram antes de mim eu aprendi muito. Hoje temos à internet e o poder de passar e aprender técnicas novas é muito bom, no começo da minha carreira não tinha isso e como disse, tive a ajuda de muitos gaitistas como: Ronald Silva, Jehovah da Gaita, Zé da Gaita, Flávio Guimarães, José Staneck, Maurício Einhorn, Rildo Hora, Sebastião Dornellas (meu 1° professor), entre outros, essa diversidade de estilos acabou influenciando minha forma de tocar e ver o instrumento não só no Blues, mas em outros estilos, isso foi fato dominante na minha formação como músico e gaitista. Tenho uma gratidão imensa a esses gaitista que passaram seus conhecimentos para minha formação e isso eu passo adiante para meus alunos. 

Deixe uma mensagem. 

Aguardo todos para essa comemoração tão especial em minha carreira, será uma noite especial e quero ver todos curtindo comigo. Faremos uma viagem musical celebrando esse dia tão especial, aguardo vocês! Viva a música!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top