Explorando os Diferenciais do Brasileirão 2023: Gols, Emoção e Revelações

São muitos os campeonatos de futebol que existem no mundo. Além das ligas nacionais europeias e sul-americanas, há torneios nacionais em basicamente todos os países que são integrantes da FIFA. E há mais organizações esportivas representando países ou territórios que membros da ONU, para se ter uma ideia.

E ainda há os torneios continentais, encabeçados pela Liga dos Campeões da Europa, a competição de clubes mais importante do mundo.

Porém, você pode argumentar facilmente para qualquer pessoa do mundo sobre o valor de acompanhar o Campeonato Brasileiro, inclusive apostando nos jogos e nos mercados de longo prazo. O número de mercados em um site como o https://br.parimatch.com/ é numeroso e para todos os gostos.

Agora você também pode saber quais são os diferenciais do Brasileirão.

Emoção constante

No Campeonato Brasileiro de 2013, o Cruzeiro foi o campeão com uma campanha incrível. O Grêmio foi o segundo colocado, o Botafogo o quarto e o Vitória em quinto. O Flamengo por muito pouco não caiu, ficando na 16ª posição, com um ponto a mais que a Portuguesa. O Palmeiras não disputou a competição porque estava na Série B.

Dez anos depois, Flamengo e Palmeiras dominam o cenário nacional, Cruzeiro e Grêmio voltam da segunda divisão, o Botafogo também está se reerguendo depois de passagens pela Série B e o Vitória caiu até a terceira divisão, subindo em 2022 para a segundona.

Apesar de nos últimos anos as conquistas terem ficado mais previsíveis, o Brasileirão ainda é uma competição que permite que campeões históricos sejam rebaixados com frequência, algo que não acontece nas principais ligas europeias. Todas as zonas da tabela têm disputas entre clubes com milhões de torcedores e histórias recheadas de craques e grandes conquistas.

Revelações a todo momento

Cada vez mais cedo os grandes craques brasileiros vão para o futebol europeu e chamam a atenção dos principais clubes do mundo. Vinicius Junior e Rodrygo foram contratados antes mesmo de chegar à maioridade por mais de 40 milhões de euros.

Endrick, atacante do Palmeiras, pode ter uma transferência que chega a 70 milhões de euros, mais de 400 milhões de reais. Ele ainda não tinha se firmado nem no elenco principal do clube.

Por isso, cada momento com o jovem atleta será uma boa oportunidade de ver mais uma estrela aparecendo para o mundo. Quem acompanha o Campeonato Brasileiro também poderá ver: 

  • Vitor Roque, atacante do Athletico pretendido pelo Barcelona
  • Marcos Leonardo, segundo maior artilheiro do Mundial Sub-20
  • Bento, goleiro do Athletico, um dos grandes nomes da posição mesmo com 23 anos

Um grande segredo para ir bem no Brasileirão é revelar atletas, afinal são eles que enchem os cofres do clube de uma só tacada e podem financiar elencos mais recheados, seja com atletas veteranos ou outros que não foram tão bem em sua primeira passagem pela Europa.

Claro que revelações existem em todas as competições, mas como os clubes precisam da vitrine, é comum que jogadores de 17, 18, 19 anos ganhem espaço muito cedo e tornem-se protagonistas imediatamente.

Gols e avanços táticos

O futebol brasileiro sempre estará ligado ao ataque e o futebol ofensivo, que encanta. Nos últimos anos essa ideia sofreu um pouco, seja com atuações pouco inspiradas da seleção brasileira, mas também pela revelação sensacional de goleiros e defensores.

O futebol brasileiro avançou taticamente nos últimos anos, muito por causa do desembarque e grande sucesso de treinadores estrangeiros, como:

  • Abel Ferreira no Palmeiras
  • Jorge Jesus no Flamengo
  • Jorge Sampaoli no Santos, Atlético-MG e Flamengo
  • Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza.

Claro, nem todos os treinadores estrangeiros foram um sucesso, sendo que muitos foram escolhidos no modo aleatório por dirigentes que queriam entrar na moda. Mas esses nomes trouxeram ideias modernas para o futebol e implementaram estilos de jogo intensos, uns mais ofensivos, outros mais equilibrados, que deixaram marcas.

Alguns treinadores brasileiros preferiram reclamar da preferência por estrangeiros, enquanto outros continuaram evoluindo e se modernizando. Fernando Diniz e Dorival Júnior são dois nomes que estão tendo sucesso porque souberam aprender com os melhores.

E com isso o jogo abriu e os atacantes mostraram o que mais sabem fazer. Germán Cano no Fluminense, Gabigol e Pedro no Flamengo, Rony e o sistema ofensivo do Palmeiras como um todo, Hulk no Atlético-MG e a lista continua, terão espaço para fazer muitos gols em 2023. E ainda chegou um tal de Luis Suárez no Grêmio que sabe fazer gols…

Grandes torcidas e estádios lotados

A Copa do Mundo de 2014 renovou os estádios brasileiros e também mostrou para outras equipes a importância não só de colocar pessoas nas arquibancadas, mas também oferecer melhores serviços e gramados de qualidade.

O Brasileirão ainda pode melhorar nisso, mas a estrutura da competição como um todo melhorou. Além das arenas da Copa, inclusive a Arena Pantanal, levada para a Série A pelo Cuiabá, tem também os estádios novos de Grêmio e Palmeiras e diversos projetos de outros clubes. O Atlético em breve terá em Belo Horizonte a sua Arena MRV.

As torcidas são um show à parte. Em estádios históricos como Maracanã, Morumbi, Mineirão, Castelão e Fonte Nova é comum ver públicos acima dos 40 mil embalando suas equipes e times como o Palmeiras e Corinthians jogam em casas cheias constantemente.

O número de torcedores é algo que impressiona, com Flamengo e Corinthians não conseguindo calcular exatamente quantas dezenas de milhões de torcedores têm. São Paulo, Palmeiras e Vasco completam o top 5 segundo a pesquisa Atlas do ano de 2023.

Acompanhe o Brasileirão de 2023

O Campeonato Brasileiro de 2023 terá 38 rodadas, com formato de pontos corridos, todos os times se enfrentando duas vezes, uma em cada casa. Disputado de abril até 3 de dezembro de 2023, dessa vez os clubes terão descanso nas Datas FIFA, um pedido de anos que finalmente foi atendido.

Os torcedores de cada equipe vão roer as unhas na disputa pelo título, quem fica com as vagas na Libertadores, quem vai ter que se contentar com a Sul-Americana e o temido rebaixamento, que parece perseguir a todos. Apenas Flamengo, São Paulo e Santos nunca foram rebaixados.

Veja rodada a rodada o avanço do campeonato e não deixe de prestar atenção nas grandes revelações, no equilíbrio e mudança constante de forças e nos grandes artilheiros.

Agora você sabe tudo sobre o Brasileirão, em um momento que a competição está crescendo e o futebol jogado está melhorando. Não perca o que vai acontecer nas 38 rodadas de pura emoção.