Futebol

Cruzeiro e os números de sua eliminação nas oitavas da Libertadores

Pela primeira vez o time, sob o comando e Mano Menezes, foi eliminado após não ter perdido o jogo de ida fora de casa num mata-mata

Na última terça-feira, o Cruzeiro empatou novamente sem gols com o River Plate, assim como na Argentina, e foi eliminado nas penalidades em pleno Mineirão em duelo válido pela volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Agora, as atenções da Raposa são levadas para a Copa do Brasil, onde está na semifinal, e o Campeonato Brasileiro, competição que ocupa a 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento, com 10 pontos.

Nas últimas três participações do time mineiro nas oitavas de final da competição sul-americana, a equipe havia passado de fase: Cerro Porteño em 2014 (1 a 1 em casa e 2 a 0 fora), São Paulo em 2015 (venceu no Mineirão nas penalidades) e Flamengo em 2018 (2 a 0 em casa e derrota por 1 a 0 fora). A última vez que havia caído nas oitavas tinha sido em 2011 (para o Once Caldas).

Agora, são sete confrontos seguidos em mata-matas de Libertadores contra equipes da Argentina que o Cruzeiro é eliminado. Antes, havia caído em 1977 na final contra o Boca Junior, em 2008 também para o Boca Juniors, só que nas oitavas, perdido a final para o Estudiantes em 2009, derrotado pelo San Lorenzo nas quartas de 2014, em 2015 caiu também nas quartas para o próprio River Plate, e em 2018 para o Boca Juniors, novamente nas quartas.

Foi a primeira vez que o Cruzeiro de Mano Menezes foi eliminado de um mata-mata após não ter perdido o jogo de ida fora de casa. Antes, havia obtido êxito em 2016 contra o Botafogo (Copa do Brasil), em 2017 contra o América-MG (Campeonato Mineiro), e Murici-AL, São Paulo, Palmeiras e Flamengo (Copa do Brasil); em 2018 contra Tupi (Campeonato Mineiro), Athletico-PR, Santos e Palmeiras (Copa do Brasil) e Flamengo (Libertadores); em 2019 contra América-MG (Campeonato Mineiro) e Fluminense (Copa do Brasil).

O Cruzeiro deixa a Libertadores com R$ 15,2 milhões de premiação. Se tivesse passado para as quartas teria acumulado mais R$ 4,6 milhões.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top