Dicas para acabar com as notícias falsas

A internet pode ser um meio maravilhoso de comunicação e diversão. Muitas pessoas aproveitam para utilizar a internet em seus momentos de lazer, aproveitando de jogos de cassino, por exemplo. Mas, é preciso tomar cuidado para que a diversão não perca o lugar para os problemas.

As notícias falsas, mais conhecidas como Fake News, estão por todo lugar e por isso a importância de saber o que realmente são notícias reais e o que são notícias falsas. Mas, como conseguir isso? É possível que uma notícia falsa se propague por muito tempo como verdadeira e que ninguém intervenha ou duvide? Quais os prejuízos que as Fake News podem trazer para nossa vida e sociedade?

Como saber se uma notícia é falsa

As fake news em alguns casos deveriam ser bem fáceis de identificar pelos absurdos propagados, como a famosa tartaruga vista nos dias de hoje com quilômetros de comprimento.

Essa notícia, por incrível que pareça, rodou o mundo, com pessoas que realmente acreditaram que esse incrível animal do tempo Jurrassico ainda poderia estar vivo e nadando pelos mares afora. Com esse exemplo básico é possível entender que muitas pessoas se prendem ao que leem na internet, sem ter a percepção do real versus o inventado.

Imagem: Pixabay / memyselfaneye

Então, como saber se uma notícia é real ou é falsa? O primeiro ponto é entender a notícia. Ela realmente faz sentido? O exemplo da tartaruga é perfeito pois traz vários pontos, como por exemplo: Você já viu em vários lugares e também na escola curiosidades como “maior animal do mundo”, “maior animal marinho do mundo”… logo, você deve saber que a baleia-azul é o maior animal marinho do mundo. Assim como o maior animal terrestre do mundo é o elefante africano.

Lembrou dessas informações? É muito provável que elas foram ensinadas em provavelmente 90% das escolas do mundo. Sendo assim, é de se impressionar que uma tartaruga tão grande não tenha sido mencionada ou não tenha aparecido em todos os jornais do mundo por ser um animal tão magnífico.

Esse já é o começo para compreender se algo é fake news ou não, perceber a informação com calma e caso haja algo que é um pouco fora do comum, o ideal é pesquisar bastante antes mesmo de compartilhar a notícia.

É sempre importante ter esse sentimento de dúvida, assim, não só as fake news são combatidas mas é criado um senso crítico que protege a pessoa de vários problemas futuros, como fraudes, por exemplo.

Notícias falsas são prejudiciais?

Como foi mostrado, uma notícia falsa pode não ser prejudicial, como é o caso da tartaruga gigante, essa notícia é apenas mentirosa mas, não é sempre assim. As fake news podem ser muito prejudiciais e são, inclusive consideradas crimes, dependendo do conteúdo que é propagado.

Muitas pessoas não entendem mas as redes sociais e os meios de comunicação possuem um impacto muito grande na vida das pessoas e é possível verificar isso a cada dia. Diversas fake news levaram pessoas a extremos. Quem nunca viu uma notícia de um site duvidoso que diz que é possível emagrecer em 2 dias com uma dieta milagrosa? Dieta essa que não possui nenhum estudo científico e pode levar diversas pessoas direto para o hospital.

Então, por mais que compartilhar informações em perfis pessoais pareça inofensivo, na verdade não é. As notíciais conseguem mais alcance quando são compartilhadas várias vezes e, o algoritmo das redes sociais entendem que aquela notícia é importante e possui relevância. Sendo assim, eles mostram para outras pessoas e o ciclo é quase infinito.

Por isso, antes de compartilhar uma notícia, ter certeza de sua veracidade é importante. Essa notícia parece real ou é muito fantasiosa? É possível encontrar essa notícia em jornais respeitáveis? Essas perguntas devem ser feitas para que caso uma notícia seja falsa ela não seja mais compartilhada e acabe prejudicando outras pessoas.

Um outro exemplo de notícias falsas que são perigosas são as noticias em relação aos bancos ou que tenham relação com o dinheiro das pessoas. Algumas vezes vemos alguém falando que conseguiu duplicar o seu dinheiro apenas fazendo um curso ou algo do tipo.

Várias pessoas que estão precisando aumentar seus ganhos resolvem entrar nessa “onda” e acabam perdendo seu tão suado dinheiro. Muitos esquemas de pirâmide dos dias atuais foram propagados pela internet.

Conclusão

Com todas essas informações e exemplos, fica muito claro que a internet pode sim ser maravilhosa mas também pode ser muito perigosa e, por isso, é sempre bom prestar atenção nos locais que se leem as notícias ou quais influencers você segue nas redes sociais.

Ter um senso crítico é fundamental para entender o que parece ilusório e ir atrás da informação real, compreendendo os porquês e trazendo para mais perto de si uma tranquilidade por saber que você não será responsável por compartilhar notíciais falsas ou causar danos aos outros que acreditaram nesse tipo de informação.

As fake news já se mostraram prejudiciais em diversos termos e temos sempre que estar atentos para não consumir, propagar ou sermos vítimas de alguma fraude devido à elas.

Deixe um comentário