O Chelsea é o campeão da Liga Europa 2018/19. Os Blues venceram o Arsenal por 4×1 e agora são bicampeões da competição – a primeira conquista foi em 2012/13. Os gols da partida foram de Giroud, Pedro, Hazard, duas vezes, e Iwobi, que descontou para os Gunners.
CAMPEÃO INVICTO
A campanha do Chelsea nesta Liga Europa foi impecável. O time foi campeão invicto: 15 jogos, 12 vitórias, 3 empates, 36 gols marcados e 9 sofridos. Primeiro time a vencer uma grande competição europeia invicto desde o Manchester United na Liga dos Campeões de 2007/08.
Foto: site Goal
39 VITÓRIAS
Maurizio Sarri venceu 39 partidas com o Chelsea na temporada 2018/19. Somente o português José Mourinho, com 42 em 2004/05, ganhou mais em sua temporada de estreia pelo clube.
GIROUD ARTILHEIRO
O atacante francês terminou esta edição da Liga Europa como o artilheiro. Foram 11 bolas na rede, além de três assistências. Ele se tornou o primeiro jogador a marcar 11 gols em uma grande competição europeia por um clube inglês desde Alan Shearer em 2004/05.
PAPA TÍTULOS
Copa do Mundo, Eurocopa, Liga dos Campeões, Liga Europa, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes. Esse é um dos títulos do currículo do atacante Pedro, o único jogador na história a ter conquistado esses troféus. Ele é o quinto jogador a marcar numa final de Liga dos Campeões e Liga Europa, depois de Allan Simonsen, Hernan Crespo, Dmitri Alenichev e Steven Gerrard.
APENAS UM INGLÊS
A final entre Chelsea e Arsenal foi a primeira entre clubes ingleses na história da Liga Europa. Entretanto, apenas um jogador inglês começou o jogo como titular: Ainsley Maitland-Niles, dos Gunners. O Chelsea, assim, foi o primeiro time a disputar uma final europeia sem um jogador do seu país de origem entre os 11 iniciais desde a Inter de Milão contra o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões de 2010.
CONTRA E A FAVOR
O goleiro Petr Cech, do Arsenal, foi o primeiro na história a atuar a favor e contra um mesmo time inglês numa final de Liga Europa – defendeu o Chelsea em 2013.
ZICA EM FINAIS
Foi a quarta final europeia seguida que o Arsenal perdeu: Chelsea 4-1 Arsenal; Barcelona 2-1 Arsenal; Galatasaray 0-0 Arsenal (4-1 penalidades); Real Zaragoza 2-1 Arsenal.
SETE E CINCO INGLESES
Apenas sete times ingleses conquistaram ao menos uma das competições da UEFA: Liverpool, Manchester United, Chelsea, Tottenham, Nottingham Forest, Aston Villa e Ipswich Town. Somente cinco desses foram campeões da Copa da UEFA/UEFA Liga Europa: Liverpool (3), Chelsea e Tottenham (2) e Ipswich e Manchester United (1).
DESPEDIDA DE HAZARD
O meia belga vai deixar o Chelsea na próxima temporada. Ele deixa o clube com 352 jogos, 110 gols e 92 assistências. Títulos: duas Premier League, duas Liga Europa, uma FA Cup e uma Copa da Liga.
FINAL NO AZERBAIJÃO
O Azerbaijão se tornou o 24° país a sediar a final de uma competição europeia entre clubes.