CNH Digital: Aplicativo para Download, Como Baixar e Mais Informações

Muitas foram as transformações que a tecnologia propiciou a nossa vida. Muitos processos foram facilitados e simplificados. Há quem sintetize tudo isso como uma grande economia de tempo. Hoje quero conversar com você sobre um assunto em especial. Estou falando da CNH digital. Propiciada pela tecnologia atualmente é possível carregar a sua CNH no celular.

A CNH Digital estreou no Brasil em meados de 2017. Apesar de já ter alguns anos o assunto ainda causa algumas dúvidas. As principais giram em torno de como se cadastrar para obter e como utilizá-la. A vantagem da CNH Digital é evitar multas. Isso no caso de esquecimento da CNH impressa em casa.

O início de tudo

O primeiro estado da Federação a adotar a CNH digital, também conhecida como CNH-e, foi Goiás. Todavia, em 2018 o serviço já estava disponível em todo o país. Para ter acesso a CNH de maneira digital é super simples, na verdade, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Ao fazer o download do aplicativo para o seu smartphone basta você se cadastrar. O melhor é que não há riscos caso o seu celular seja roubado.

O que é CNH digital?

A CNH digital tem o mesmo peso que a CNH impressa. E isso vale para o seu valor jurídico, ou seja, elas têm exatamente o mesmo valor. Na falta de uma é possível apresentar outra. Todas as informações são as mesmas e a versão digital apresenta QR code.

Para ser acessada é necessário cadastro no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

Onde baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito?

A CNH digital está disponível no aplicativo CDT. Basta que você faça o download do aplicativo para o seu celular. A partir do processo de cadastro é possível consultar a sua CNH-e. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível nas principais plataformas.

Você pode procurá-lo e instalá-lo gratuitamente a partir da App Store e Play Store. O processo é simples e rápido.

Para poder ter acesso a CNH digital é preciso ter a versão impressa com QR code e um certificado digital. Caso você não tenha um certificado digital, será necessário ir a um órgão certificador pessoalmente para conclusão do processo.

Como conseguir o certificado digital para a sua CNH?

Vale mencionar que não é obrigatório a necessidade do certificado digital, mas ele traz mais segurança para o usuário. O certificado digital é um tipo de assinatura eletrônica que tem o mesmo peso, ou valor da assinatura física. Nesse sentido, garante a idoneidade para o processo de solicitação da CNH digital.

Calma que eu te explico. A partir do certificado digital você tem uma assinatura digital que vale como assinatura física. Isso garante a idoneidade do processo. Outra vantagem é que através do certificado digital é possível solicitar a sua CNH digital estando de qualquer lugar.

Para emitir o certificado digital você deve procurar um certificador que funciona basicamente como um tipo de cartório. Na unidade certificadora solicite o certificado para pessoa física.

A depender da unidade certificadora escolhida há prazos, custos e documentos necessários. Atenha-se a isso porque acaba sendo muito relativo à certificadora escolhida.

Após a conclusão do processo você deve realizar a validação das informações em uma Autoridade de Registro (AR).

QR code

Você deve estar se perguntando sobre a importância do QR code, não é mesmo? Sem que a sua carteira de habilitação tenha o código se torna inviável o processo de acesso a CNH digital.

O QR code permite a apresentação de todos os dados do usuário do banco de dados do Denatran de maneira rápida e precisa. Através do QR code temos um processo muito mais rápido e com reduzidas chances de fraudes.

Dentre uma das funções do QR code está justamente o de evitar fraudes durante o processo de emissão do documento digital.

Informações importantes

Caso eventualmente o celular no qual a CNH digital se encontre eventualmente desligado por falta de bateria o condutor do veículo parado em uma blitz pode ser multado.

A partir do momento que o condutor opta pela utilização da versão on-line do documento deve portá-la sempre. A carteira de habilitação é um documento de porte obrigatório.

Deixe um comentário