WhatsApp Clonado: Entenda como se proteger do golpe e recuperar sua conta

Atualmente, um truque muito utilizado pelos criminosos para roubar dinheiro de várias pessoas é o golpe do WhatsApp. Nesse tipo de fraude os golpistas irão tomar posse da sua conta, ao ativá-la em outro celular e se passarem por você para enganar seus contatos.

Embora o golpe não seja novo, os criminosos mudam constantemente a abordagem para conseguir atrair novas vítimas. Então, a seguir você saber como identificar WhatsApp clonado, o que fazer para recuperar sua conta. Além disso, você verá dicas de como se proteger da clonagem. Confira:

Seu whatsapp foi clonado?

Primeiramente, antes de buscar a solução de recuperação uma boa prática é confirmar se de fato seu whatsapp foi clonado. Algumas atividades gerais, podem ser um sinal de que seu whatsapp foi fraudado. Ou seja, não dá para o seu whatsapp ser definitivamente clonado sem você perceber.

Aqui o mais comum, é outra pessoa conseguir acesso à sua conta e dessa forma, fazer login sem a sua autorização. Então, caso isso aconteça é alguém consiga acessar e fazer autenticação de sua conta em outro aparelho:

1.  O usuário vai receber um aviso no seu telefone de que seu número está sendo usado em outro lugar;

2.  Clique em confirmar;

3.  Novamente autentique seu aparelho;

4.  Entre no Whatsapp;

5.  Utilize-o novamente.

Como funciona a clonagem do WhatsApp?

A clonagem do whatsApp, possui muitas abordagens diferentes, que inclusive são sofisticadas de tempo em tempo para conseguir atrair novas vítimas. Com o uso da engenharia social, o golpe te convence a repassar o código de ativação do WhatsApp e, dessa forma, roubar sua conta.

O golpista usa identidade falsa para passar credibilidade à vítima e assim, pede um suposto código de verificação, enviado por SMS. Logo, esse código, é na verdade o código de ativação da conta do mensageiro, que vai permitir o acesso ao whatsapp do usuário por outro celular.

Então, o criminoso entra em contato com amigos e familiares da vítima para pedir dinheiro.

Como descobrir se seu whatsapp está clonado?

Para saber se seu whatsapp foi clonado é muito importante você prestar atenção em alguns detalhes. Como por exemplo:

·         Verificar se as conversas não visualizadas estão marcadas como “lidas”.

·         Conferir as sessões ativas no whatsapp Web pelo aplicativo. Assim, em “aparelhos conectados”, você pode visualizar em quais dispositivos a sua conta está logada. Caso você não reconheça nenhuma movimentação, sua conta pode ter sido acessada por algum criminoso.

·         , sua conta pode ter sido acessada por algum criminoso.

Portanto, sempre vale desconfiar se alguma empresa ou alguma pessoa pedir para você informar números recebidos via SMS.

Dicas de segurança: Como se proteger do golpe do whatsapp clonado?

É muito importante que você siga algumas recomendações de especialistas para manter sua conta segura. Pois, o whatsapp é alvo de cibercriminosos constantemente. Logo, ativar a verificação em duas etapas é a primeira orientação. Uma camada de segurança extra ao mensageiro é adicionada pelo recurso.

Sendo assim, a senha de seis dígitos é solicitada sempre que você registrar o número do seu celular no app novamente. Dessa forma, mesmo que você envie seu código de ativação, os criminosos não conseguiram acessar sua conta sem a senha personalizada.

Então para isso, basta você acessar as “configurações” do whatsapp e ir em “conta”. Feito isso, toque em “confirmação em duas etapas” e siga as orientações da tela para criar um PIN de seis dígitos.

Se você suspeitar de alguma mensagem recebida de amigos e contatos para não ser enganado no golpe do whatsapp, proceda da seguinte forma:

·         Tente falar com a pessoa por meio de outra rede social.

·         Faça uma ligação para confirmar sua identidade.

E se alguns perfis de lojas e empresas entrarem em contato com você pelas redes sociais, você deve confirmar se o perfil tem selo de verificação. Além disso, desconfie de anúncios que oferecem promoções com descontos absurdos, ou até produtos gratuitos. Pois, eles podem ser fraudulentos.

O que fazer quando whatsapp foi clonado?

Quando seu whatsapp é clonado, é possível que você tome algumas providências. Primeiramente, avise amigos e contatos sobre a fraude por outras redes sociais, para que eles não sejam enganados. Além disso, essas pessoas também podem te ajudar a denunciar o whatsapp clonado.

O procedimento para denunciar o whatsapp clonado, consiste em tocar sobre o nome do contato e, depois, em “denunciar contato”. Além disso, você também pode entrar em contato com o suporte técnico do mensageiro, relatando o problema ocorrido e bloqueando o whatsapp.

Nesse caso, a vítima pode acessar a aba “ajuda” e, em “fale conosco” explicar de forma detalhada o problema.  Tendo feito isso, agora você vai esperar a equipe do mensageiro te retornar com uma solução para o seu problema.

Como recuperar um Whatsapp clonado?

Existem duas formas para recuperar um whatsapp clonado. E você verá a seguir, a diferença de cada uma delas:

1.      Sem autenticação de duas etapas

·         Com seu número de telefone, entre no whatsapp;

·         Será enviado um código de seis dígitos por SMS, confirma-o;

·         A pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente quando você inserir o código de seis dígitos.

·         Feito isso, o próximo passo é acionar a autenticação em duas etapas.

2.      Autenticação de duas etapas

Com autenticação de duas etapas, você vai proceder das seguintes formas:

·         Informar o código de confirmação em duas etapas;

·         Se você não souber o código, vai precisar aguardar sete dias para poder acessar a conta sem ele;

·         Após os sete dias, entre novamente no whatsapp;

·         Coloque o código de seis dígitos enviados pelo SMS;

·         Entre no app;

·         Altere suas configurações;

·         Finalmente seu whatsapp, está pronto para o uso.

A notícia boa é que mesmo sem saber o código de duas etapas, quando você inserir o código de seis dígitos que foi recebido por SMS, a pessoa que estava usando sua conta será desconectada.

Conclusão

Concluindo, com todas essas informações e dicas você já estará apto para recuperar um whatsapp clonado, entender como se proteger do golpe e recuperar a sua conta. Espero que nosso conteúdo tenha feito sentido para você.

Deixe um comentário

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->