Grêmio supera os 2 milhões de seguidores no Instagram e lidera em popularidade no Sul

Fonte: Unsplash

A temporada 2021 não está sendo positiva para o Grêmio em campo. Além da eliminação em diversos torneios, como a Libertadores e a Copa do Brasil, a equipe tricolor ainda passou quase todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Entretanto, fora dos gramados, a popularidade continua em alta, principalmente nas redes sociais. Em agosto deste ano, o Grêmio superou a marca dos 2 milhões de seguidores no Instagram e mostrou os impactos positivos de contar com uma forte presença nos vídeos online na internet.

O sinal de alerta na torcida gremista começou logo no início da temporada. No dia 14 de abril, a derrota por 2 a 1 para o Independiente del Valle, em casa, sacramentou a eliminação tricolor na Copa Libertadores. Um resultado ruim que ditou o ritmo do restante do ano, inclusive na Copa do Brasil, onde a equipe costuma ter uma forte tradição. A goleada sofrida para o Flamengo por 4 a 0, em plena Arena Grêmio, é um retrato do momento ruim que acontece entre as quatro linhas.

Porém, a torcida não abandonou o Grêmio, e as redes sociais mostram isso de forma evidente. Em agosto deste ano, segundo números divulgados pelo Ibope Repucom, o tricolor superou a marca dos 2 milhões de seguidores no Instagram e se manteve como principal torcida online do futebol gaúcho. A aposta nos vídeos online faz com que o Grêmio consiga uma grande vantagem contra o Internacional, que atingiu recentemente a marca de 1 milhão e 500 mil seguidores na mesma rede social.

Com cada vez mais postagens em vídeos nesta rede, inclusive com bastidores dos jogos do Brasileirão e também a transmissão de treinos feitos no Centro de Treinamento, o Grêmio conseguiu um grande alcance na internet. Essa é uma forte tendência no Brasil, onde o consumo de vídeos online é feito por mais de 95% das pessoas com acesso à internet. O sucesso do Instagram, assim como de outras redes sociais que permitem a publicações de conteúdos neste formato, é o resultado dessa tendência audiovisual que está acontecendo por aqui.

Uso dos vídeos na internet

O crescimento da popularidade dos vídeos online é explicado por vários fatores. Um deles é o surgimento de ferramentas que ajudam os usuários a publicarem mais conteúdos neste formato nas redes sociais. O editor de vídeo para Instagram da InVideo, por exemplo, possui vários recursos que permitem a criação de conteúdos profissionais e de qualidade. A ferramenta gratuita possui uma biblioteca com mais de 10 milhões de imagens, vídeos e músicas que podem ser usadas na postagem. Além disso, a ferramenta também permite que o usuário exporte o vídeo diretamente para o Instagram, o que facilita o trabalho mais técnico de todo o processo.

Outro fator importante, e que não pode deixar de ser citado, é o crescimento dos serviços de streamings no Brasil. As diferentes plataformas disponíveis para os usuários, como o Netflix e a Prime Video, fizeram com que o consumo desse formato crescesse de forma constante nos últimos anos. Algo semelhante fez o YouTube, ao abrir espaço para que novos criadores de conteúdos surgissem nos meios de comunicação.

Tudo isso explica o sucesso do Grêmio no Instagram, e a expectativa do clube é continuar crescendo na plataforma. O próximo objetivo é superar a marca dos 3 milhões de seguidores, e se consolidar ainda mais como o clube gaúcho mais popular da plataforma. Além disso, o tricolor também quer subir no ranking geral das redes sociais, e desafiar rivais como o Santos e o Palmeiras.

Deixe um comentário