Sucralose benefícios: Quais são as vantagens de consumir?

Químicos ou naturais, os adoçantes são capazes de imitar o sabor doce e servem como alternativa ao consumo de açúcar. É o caso da sucralose, composto químico de origem sintética não nutritivo e sem calorias que pode ser até 600 vezes mais doce que a sacarose. Mas, afinal, será que a sucralose benefícios é algo real?

Quando falamos de adoçantes e açúcar, é comum achar que não existem benefícios algum. Afinal, açúcar é algo altamente calórico. Porém, a sucralose é feita especificamente pensando nisso. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica a sucralose como um aditivo alimentar.

Antes de entender sobre a sucralose benefícios, é ideal saber como ela é feita. Sendo assim, sacarose é utilizada para a produção da sucralose a partir de dois processos químicos: a desacetilação, que é a incorporação e retirada de grupos acetila de uma estrutura, e a polimerização, que é a formação de cadeias maiores, as macromoléculas.

Veja também: Como funciona uma Internação compulsória

Se você está querendo substituir o açúcar comum, é ideal entender sobre sucralose benefícios. Portanto, continue lendo nosso artigo e entenda mais sobre a sucralose e seus benefícios.

Sucralose benefícios: Quais são as vantagens deste aditivo alimentar?

Por ser uma substância produzida em laboratório, o uso da sucralose apresenta outros benefícios além de adoçar. Sendo assim, a seguir citaremos os principais benefícios que esse aditivo alimentar apresenta. Veja como ele pode lhe ajudar a seguir!

Facilidade para adoçar

O poder adoçante de sucralose pode chegar a 800 vezes o do açúcar normal, sendo capaz de adoçar alimentos com uma quantidade muito menor de produto. Essa característica, além de permitir uma menor ingestão do composto, também aumenta a economia de quem opta por consumi-lo, uma vez que a durabilidade do produto é significativamente maior.

Nada de calorias extras

Outra parte da sucralose benefícios é que ela é um adoçante sem calorias. Como sua formulação química é uma alteração da molécula de sacarose não absorvida pelo organismo humano, sua ingestão não altera o valor calórico dos alimentos em que é adicionada, favorecendo a alimentação de quem precisa reduzir peso ou controlar a ingestão de glicose.

Livre de cáries

Sabemos que o açúcar é um dos grandes vilões da dentição, já que favorece a formação de cáries quando a higienização não é feita da maneira apropriada. Como a sucralose tem formulação química diferente do açúcar comum, ela não favorece a formação de lesões dentárias, já que não funcionam como um substrato energético para o crescimento de bactérias e outros organismos oportunistas.

Sem contraindicações

Alguns adoçantes não são indicados para alguns indivíduos, especialmente para as gestantes e as crianças. A sucralose, por sua vez, não tem contraindicações de consumo, já que sequer é absorvida pelo organismo humano.

Sem amargura

A pior característica dos adoçantes, em geral, é o sabor residual que deixa nos doces e nas bebidas em que são adicionados. A sucralose, por sua vez, não apresenta esse amargor ou qualquer outro tipo de sabor residual que afete a qualidade do produto consumido. Doce com sabor de doce: não tem coisa melhor!

Consumir sucralose é saudável e seguro?

A sucralose é um adoçante considerado seguro quando ingerido dentro das quantidades recomendadas, podendo ser consumido inclusive por gestantes, mulheres que amamentam e por crianças. Sabendo então da sucralose benefícios, fica claro que ela é o adoçante ideal para quem quer viver de forma saudável.

Saber dos riscos quando consumidos em excesso é um pouco mais complicado. Alguns estudos mostraram que os animais de laboratório que receberam quantidades extremamente altas de sucralose desenvolveram câncer. Mas é difícil replicar esses estudos em humanos, já que poderia colocá-los em risco.

É difícil ter evidências humanas sobre se um aditivo causa câncer ou outros efeitos a longo prazo. A maior preocupação com a sucralose é que ela causa câncer em animais e, portanto, também pode causar câncer em humanos.
Porém, com todas as evidências da sucralose benefícios, não há como negar que há mais pontos positivos que negativos. Sendo assim, comece a substituir o açúcar hoje mesmo e consuma esse adoçante super poderoso e delicioso.